Connect with us

Outros

Projetos da Volkswagen beneficiam mais de 200 mil estudantes brasileiros em 2010

Published

on

Fundação Volkswagen terá novos projetos em 2011
Texto: Imprensa Volkswagen Brasil

Em 2010, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen – Brincar, Entre na Roda e Estudar pra Valer! – beneficiaram 204 mil estudantes, um número 92% maior do que o alcançado em 2009, proporcionando formação pedagógica complementar para 1.700 educadores. Com 31 anos de atuação completados em novembro, a Fundação Volkswagen coordena e executa os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.

O número de municípios atendidos pela instituição em 2010 cresceu 15%, somando 94 cidades. No período de 2003 a 2010, os projetos educacionais da Fundação Volkswagen foram levados a 700 mil estudantes, 9.400 educadores e 242 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Outro projeto educacional realizado com sucesso foi o “Aprender com a Pinacoteca”, que levou 1.500 estudantes e 44 professores de São Bernardo do Campo para aulas de arte na Pinacoteca do Estado de São Paulo, uma vez que todas as escolas da rede municipal têm ateliês de artes. O projeto foi reconhecido, por sua qualidade e abrangência, no 11º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em 2010, na Cidade do México.

Advertisement

Sustentabilidade

O projeto “Costurando o Futuro” cresceu 207% em relação a 2009, com a capacitação de 123 pessoas com oficinas de corte, costura e empreendedorismo. “O projeto atende às três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica, pois promove a inclusão social de moradores do entorno da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, gera renda na comunidade e permite o reaproveitamento de uniformes usados pelos trabalhadores da empresa e tecidos automotivos que seriam descartados”, explicou o presidente da Fundação Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn, que também é vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

Na área do desenvolvimento social, a Fundação Volkswagen também foi destaque. O concurso “Volkswagen na Comunidade”, que oferece prêmio em dinheiro para a implementação de projetos de organizações sociais na comunidade, recebeu neste ano 329 propostas inscritas por intermédio de colaboradores da Volkswagen do Brasil. Em 2009, o programa havia recebido 294 inscrições.

O Instituto Baccarelli, que tem a Volkswagen como uma das mantenedoras, também registrou crescimento. O projeto, que oferece aulas de música a moradores da comunidade Heliópolis, em São Paulo, beneficiou neste ano mais de 1.200 pessoas. O Coral da Gente contou com a participação de 892 crianças e jovens, 213% a mais do que em 2009. A formação instrumental (orquestra) teve 333 participantes, 44% mais do que em 2009. Ainda em 2010, a Orquestra Sinfônica Heliópolis fez a sua primeira turnê pela Europa.

Projetos para 2011

Advertisement

Em 2011, será inaugurada a 3ª “Biblioteca Volkswagen”, na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, com 2.500 livros disponíveis para os colaboradores e seus familiares. As outras duas bibliotecas existentes nas fábricas funcionam nas unidades de São Bernardo do Campo e em São José dos Pinhais. Até 2012, a unidade de São Carlos também será atendida.

Também neste ano, para formar os condutores do futuro, a Fundação Volkswagen lançará o projeto “Educação no Trânsito”. Será disponibilizado no site da instituição (www.fundacaovw.org.br) um jogo no qual os usuários poderão “dirigir” e aprender sobre leis de trânsito, manutenção veicular, prevenção de acidentes e ética. “Queremos contribuir para a formação dos condutores do futuro”, explicou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

Será lançado o projeto educacional “Aceleração de Aprendizagem”, que beneficiará cerca de 400 estudantes e 40 professores de Resende (RJ). Está previsto também o patrocínio à Bienal do Livro do Rio de Janeiro.