L1 Concept utiliza motor diesel de alta tecnologia e motor elétrico

Texto e Foto: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen trouxe para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a versão conceitual do futuro L1. Totalmente híbrido, este veículo pesa apenas 380 kg, graças à sua carroceria reforçada por fibras de carbono. Com um consumo em percurso misto de 72,4 km/l, este carro extremamente aerodinâmico (Cd = 0,195) apropriado para o uso cotidiano foi criado para ser o automóvel mais eficiente do mundo em consumo de combustível. As emissões do veículo, capaz de alcançar 160 km/h, são de apenas 36 g/km de CO2.

Em abril de 2002, o Dr. Ferdinand Piëch, na época Diretor do Conselho de Desenvolvimento da Volkswagen, dirigiu de Wolfsburg até Hamburgo um protótipo diferente de qualquer outro carro até então: o Volkswagen 1-Liter car, primeiro carro no mundo com consumo de apenas um litro de combustível por 100 quilômetros rodados. Na época, porém, era claro que a viabilidade da produção de tal veículo ainda estava distante. A construção da carroceria, de plástico reforçado por fibras de carbono (CFRP) não era exequível devido ao custo elevado.

Apesar disso, em 2002 o Dr. Ferdinand Piëch já previa que não iria demorar para que o 1-Liter car e a tecnologia CFRP se tornassem industrialmente viáveis. No ano passado, a Volkswagen alcançou o objetivo e mostrou em Frankfurt a segunda geração deste fantástico carro. O L1 é um passo rumo ao futuro, trazendo tecnologia e design totalmente novos – revolucionários, porém muito perto de serem produzidos comercialmente.

Tanto do ponto de vista tecnológico como visual, a carroceria em CFRP do L1 é considerada um avanço significativo no design automobilístico. O carro tem proporções e dimensões muito especiais: com 3.813 mm de comprimento, o L1 está próximo de um Volkswagen Fox, enquanto sua altura, de 1.143 mm, é quase igual à do Lamborghini Murciélago. A largura, otimizada para melhor desempenho aerodinâmico, é de 1.200 mm, totalmente diferenciada das medidas dos carros de produção atuais.