MAN apresenta estudo avançado sobre caminhões no IAA 2010
Texto: Comunicação MAN Latin America
Uma drástica redução de consumo e de CO2 nos caminhões diesel é possível e também pode ser rapidamente colocada em prática. Isto é demonstrado por um estudo de design da MAN Veículos Comerciais, que será mostrado pela primeira vez no IAA 2010 em Hannover.
Um cavalo mecânico criado de forma aerodinâmica se diferencia radicalmente dos caminhões de formato cúbico do tipo de construção atual. O design do MAN Concept S foi preparado no túnel de vento, de modo consistente, para uma resistência ao ar extremamente baixa, que corresponde à de uma moderna limusine.
Apenas com seu desenho aerodinâmico, o MAN Concept S consome até 25% menos combustível do que um cavalo mecânico de 40 toneladas convencional e comparável, em conjunto com um correspondente semirreboque modificado. Isso corresponde a uma redução de emissões de CO2 de 25%.
Com o Concept S, a MAN quer fazer uma contribuição à atual discussão sobre os limites legais de comprimento em veículos comerciais na Europa. Para poder efetivamente elevar os potenciais de eficiência verificados no Concept S, os cavalos mecânicos e os semirreboques precisam ser espichados para obter o usual espaço interno e volume de carga. Para tanto, não há necessidade de modificações na infraestrutura rodoviária.
O programa de eficiência de transporte da MAN Veículos Comerciais
O fluxo de transporte e trânsito nas ruas europeias continua aumentando. Ao mesmo tempo, a escassez dos recursos de energia encarece os transportes. Como um dos fabricantes mundialmente líderes de caminhões e ônibus, a MAN Veículos Comerciais oferece uma contribuição importante para o aumento contínuo da eficiência de transporte. Para isso, a MAN oferece um amplo programa para a redução dos custos operacionais totais (Total Costs of Ownership). A eficiência de transporte, concentrada nos campos de tecnologia, atendimento, motorista e expertise protege o meio ambiente, representando um valor agregado para seus clientes.