Outros
Novos Iveco Stralis NR
Nas versões 460NR e 410NR, a nova linha Iveco Stralis NR entrega o maior torque em suas faixas de potência: força e economia de combustível
Texto: Imprensa Iveco
A Iveco inova mais uma vez no segmento de caminhões pesados acima de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) com o lançamento da nova família Iveco Stralis NR (New Range), projetada com a participação de clientes da marca em um exemplo perfeito de integração entre a exigente voz do mercado e a capacidade de desenvolvimento de uma montadora de caminhões. Essa estreita colaboração transformou o cavalo mecânico Iveco Stralis – que já era reconhecido como um dos melhores da categoria – no modelo mais produtivo e de menor custo operacional do mercado em seu segmento.
Agora em três versões, chamadas 460NR, 410NR e 380NR, a nova linha Iveco Stralis NR oferece 460cv, 415cv e 380cv de potência, respectivamente, além de entregar o maior torque em suas faixas de potência, com superior economia de combustível (que pode ser instantaneamente conferida pelo novo econômetro, instalado no painel). No caso da versão de 460cv (o mais possante caminhão pesado da marca na América Latina), o torque chega a 2.250 Nm, o mais elevado entre caminhões de potência similar.
Todos os modelos vêm equipados com uma nova transmissão ZF, com nova relação de marchas e direct drive, reduzida e otimizada para as aplicações do transporte brasileiro, com mais desempenho e menor consumo (a versão overdrive continua como opcional). O sistema de troca de marchas foi redesenhado e ficou 40% mais macio que o anterior. Mais leve que a de um automóvel, a embreagem é inédita: foi desenvolvida no Brasil e já tem pedido de patente mundial em andamento. O novo conjunto de freio motor é o mais eficiente de série nesse segmento. E a potência da frenagem pode ser ainda mais eficiente com a adoção do opcional “Intarder”, um sistema suplementar de frenagem integrado à transmissão.
A nova linha também estreia um inédito sistema de telemetria aberta, chamado “Frota Fácil”, que permite o monitoramento do caminhão e do desempenho do motorista, informações necessárias para que o operador tenha total apuração dos custos operacionais. E com a adoção de novas tecnologias de produto e de materiais, a Iveco ampliou os intervalos entre as revisões programadas, conferindo ao Iveco Stralis NR os menores custos de manutenção de seu segmento.
Com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, os novos pesados Iveco permitem mais de 60 configurações diferentes. Combinada com uma ampla gama de opcionais, que inclui “intarder” para maior potência de freio motor, tanque de alumínio de até 900 litros, defletores de ar, a Iveco amplia as possibilidades de customização dos novos Iveco Stralis NR, que, assim, colocam-se como os mais competitivos modelos de seu segmento no mercado nacional.
“A Iveco colocou os interesses dos clientes como prioridade no desenvolvimento dos novos Iveco Stralis NR”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. Os investimentos do projeto NR somaram R$ 23 milhões. O resultado, segundo Mazzu, valeu a pena. “Os Iveco Stralis NR são os extrapesados com a melhor produtividade e o menor custo operacional. Com eles, a Iveco contribui para o sucesso de seus clientes”, completa.