Outros
NGK orienta consumidor no momento de levar o veículo para a revisão
Com o check-up, o mecânico poderá diagnosticar as condições das velas de ignição e recomendar ao consumidor os cuidados para a boa conservação da peça
Texto: Imprensa NGK
Muitos consumidores já se conscientizaram sobre a importância da manutenção preventiva do automóvel, com o objetivo de evitar possíveis panes e permitir uma condução segura. No entanto, o motorista ainda tem dúvidas de quais componentes devem ser checados e com que frequência, para poder acompanhar e informar o mecânico. A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição de mundo, orienta sobre a importância da revisão nas velas de ignição e o seu papel na redução do consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e desempenho do automóvel.
O primeiro passo é consultar o manual do proprietário do veículo, onde há indicação do modelo de vela apropriado para o automóvel, além da indicação de tempo de troca. A NGK recomenda que a revisão nas velas de ignição ocorra a cada ano ou 10 mil quilômetros. “As velas são uma importante fonte de diagnóstico, já que por meio do seu aspecto é possível identificar diversos problemas provenientes do motor. Por este motivo, recomendamos a sua verificação periódica por um profissional de confiança”, ressalta Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.
De acordo com a NGK, durante a inspeção é importante o mecânico verificar se os eletrodos das velas encontram-se arredondados. “Isso porque quando a vela perde as arestas dos eletrodos ocorre um aumento na tensão de trabalho do sistema de ignição, forçando os cabos e bobina/transformador e, em alguns casos, pode danificar os mesmos”, acrescenta Namie.
Uma vela de ignição em bom funcionamento possibilita uma ignição sem falhas, evita o consumo excessivo de combustível, além de contribuir para a correta emissão de poluentes na atmosfera. “É importante ressaltar que as condições de uso do automóvel e a qualidade do combustível influem diretamente nestas características. O motorista deve sempre procurar postos de abastecimento confiáveis e conduzir o veículo de maneira responsável”, completa Namie.
O consumidor também deve ficar atento, pois uma vela de ignição com vida útil ultrapassada pode danificar diversos componentes do veículo, como cabos de ignição, rotor e distribuidor e bobina/transformador. “Em casos mais graves, pode causar prejuízos ao catalisador, uma vez que o combustível não queimado vai para o equipamento, diminuindo sua eficiência e durabilidade”, enfatiza Namie.
Vela de ignição
A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Outra característica é que ela permite a dissipação do calor gerado na combustão.
Para mais informações ou dúvidas, a empresa oferece o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).