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Michelin lança pneu com câmara voltado ao profissional autônomo para transporte rodoviário de carga e de passageiros

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Além de nova escultura, pneu oferece inédita garantia contra danos acidentais

Texto e Foto: Imprensa Michelin

A Michelin acaba de lançar no mercado brasileiro o pneu com câmara XZE2+, voltado para o profissional autônomo que faz transporte rodoviário de carga e passageiros, público que representa 55% da frota brasileira, de acordo com o Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga (RNTRC). “Embora os transportadores estejam, cada vez mais, utilizando pneus sem câmara, há ainda uma grande parcela de caminhões e ônibus com idade média entre 10 e 15 anos que utilizam pneus com câmara – 43% do mercado, segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos)”, diz Maria Luiza de Carvalho, diretora de Marketing de Pneus de Carga para a Michelin América do Sul.

Uma das principais características deste público é a polivalência de destinos, rotas e cargas, motivo pelo qual valoriza alguns atributos na compra do pneu, como rendimento quilométrico, resistência às condições das estradas e segurança. Para atender a esta demanda, a Michelin desenvolveu o novo pneu na dimensão 11.00 R22 XZE2+, a segunda mais vendida nesse segmento, com uma escultura diferenciada e reforços que garantem maior resistência aos elevados níveis de solicitações enfrentadas no transporte rodoviário.

A nova escultura do 11.00 R22 XZE2+ foi construída com composto de borracha de alta performance e ombros maciços e contínuos, que resultam em melhor forma de desgaste e alto rendimento quilométrico na primeira vida. O pneu recebeu uma nova lona de proteção de nylon ao redor do talão (área de apoio do pneu com o aro), que proporciona uma carcaça mais resistente nesta região e maior resistência às agressões originadas do grande aquecimento ou de eventuais variações de pressão sofridas pelo pneu. Com o aro do talão reforçado, o XZE2+ oferece maior tolerância à sobrecarga e a altas temperaturas, e ainda reduz a sensibilidade aos danos causados pela montagem e desmontagem, maximizando a vida da carcaça.

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O quesito segurança é garantido pela banda de rodagem com três sulcos largos e profundos e escultura lamelizada, que fornecem mais aderência e drenagem de água, mesmo após o uso de 50% da banda de rodagem.

Para atender os transportadores que eventualmente trafegam por estradas com trechos de terra e pedras, a Michelin disponibiliza também uma versão exclusiva para o uso misto (11.00 R22 XZE2+*), que é produzido com um composto de borracha mais resistente às agressões provocadas nestes tipos de utilização.