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SENTRA AGORA COM MOTOR FLEX E MAIS ITENS DE SÉRIE

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Quarto modelo Nissan bicombustível chega às concessionárias de todo o Brasil
Texto e Foto: Imprensa Nissan
O Sentra Flex começa a chegar às concessionárias Nissan do país com novidades que deixam seu custo-benefício ainda melhor. O sedã médio produzido no México traz novos equipamentos de fábrica, tampa do porta-malas redesenhada e novo motor 2.0 16V desenvolvido para o uso com gasolina e álcool em qualquer proporção – o único flex do mercado equipado com a transmissão CVT. Estas atualizações deixam o modelo ainda mais competitivo e adequado às necessidades do mercado brasileiro. Oferecendo muito conforto, belo design e performance excelente, o Sentra Flex terá três versões de acabamento, com preços públicos sugeridos começando em R$ 55.290.
A principal novidade do Sentra Flex está sob o capô. Produzido no México especialmente para atender ao mercado brasileiro, o motor 2.0 16V, elogiado por consumidores e pela imprensa especializada pelo seu excelente desempenho, agora é bicombustível. Assim, ele recebeu nova central eletrônica (ECU), fornecida pela Bosch, e componentes internos que resistem à ação corrosiva do álcool. Entre estas novas peças estão as válvulas de admissão e de exaustão e os vedadores produzidos com novos materiais, o primeiro anel dos pistões em aço anodizado, as bielas mais resistentes, os injetores de combustível adequados à utilização do etanol e a sonda lambda com dupla camada para aumentar a resistência à umidade do combustível vegetal. Todas estas mudanças elevaram a potência do propulsor de 142 para 143 cavalos, tanto quando abastecido com gasolina como com álcool.
Este motor de alumínio de quatro cilindros e 16 válvulas é da mesma família do 1.8 16V que equipa as linhas Livina e Tiida. As três versões de acabamento do Sentra – 2.0, 2.0 S e 2.0 SL – utilizarão o propulsor bicombustível, que tem como destaque o sistema CVVTCS (de Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase). Este sistema faz com que a eficiência seja a mesma em qualquer regime de rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia, melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. Sua curva de torque é constante e muito suave desde as rotações mais baixas, dando ao motorista a percepção da força do motor. Extremamente elástico, conta com reserva de força em qualquer rotação, alcançando 90% de seu torque máximo até 2.400 rpm. Tudo isso faz do Sentra um carro gostoso de dirigir.
O Sentra 2.0 Flex Fuel conta com duas opções de transmissão. As versões 2.0 e 2.0 S utilizam o câmbio manual de seis marchas, enquanto o XTRONIC® CVT com função overdrive é item de série na 2.0 SL (opcional na 2.0 S). “O CVT é um câmbio muito moderno, que proporciona trocas de marchas sem trancos e economia de combustível em relação à opção manual, já que trabalha sempre na faixa de rotação ideal”, afirma Anderson Suzuki, Gerente de Planejamento de Produto. Com a mudança do motor, o Sentra passa a ser o único modelo bicombustível equipado com este tipo de transmissão do mercado.
A transmissão manual de seis marchas, por sua vez, dispõe de sincronizadores de cone triplo para a 1ª e 2ª velocidades, que deixam as mudanças mais precisas. E quando a 6ª marcha está engatada, os ocupantes não ouvem tantos ruídos na cabine, já que esta velocidade entra em uma rotação mais baixa, o que permite também menor consumo de combustível.
O tanque de partida a frio está localizado no interior do compartimento do motor. Ao contrário da maior parte dos concorrentes, o bocal de abastecimento deste subtanque é protegido por uma caixa plástica. A tampa abre no sentido do motor para não haver riscos de derramamento de combustível nos componentes periféricos. Além da questão da segurança, a solução adotada pela Engenharia da Nissan evita que odores fortes de gasolina sejam sentidos na hora do abastecimento.