Connect with us

Outros

smart no Salão de Genebra 2009

Published

on

As vendas do smart fortwo subiram em 39% ano passado, e ao final do ano, o smart estará representado em 41 países do mundo. O smart é a combinação inteligente da tecnologia duradoura, orientada ao futuro, e mobilidade urbana, individual, com prazer de viver
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Imprensa história do smart vai se desenhando conforme o fortwo vai se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. As vendas do ano passado atingiram um recorde de 134 700 carros – isso corresponde a um aumento de 39% em relação ao ano anterior.
Esses números são consequência ao grande sucesso do smart fortwo nos EUA e às taxas de crescimento de dois dígitos nos mercados em que já está estabelecido da Europa. Nos EUA, 24.600 veículos foram entregues a clientes já no primeiro ano de vendas. Isto torna os Estados Unidos o terceiro maior mercado para o smart depois da Itália (33.800) e da Alemanha (32.000).
O smart em 41 países
Mais de um milhão de smart fortwo foram entregues a clientes desde o lançamento do primeiro modelo em 1998. Hoje, os clientes dos cinco continentes e de 37 países podem usufruir desse carro. Durante o ano de 2009 o smart fortwo será introduzido na China, no Brasil, na Dinamarca e na Sérvia. E o smart estará então representado em 41 países do mundo todo.
Tecnologia inteligente e baixo consumo de combustível
Os modelos atuais ostentam seu baixo consumo de combustível e o mínimo de emissões de dióxido de carbono. A gama de modelos do smart também inclui o smart fortwo cdi que é o campeão sem rivais em baixas emissões de CO2 , de apenas 88 g/km. Mais ainda, desde outubro de 2008 os dois modelos do smart fortwo mhd à gasolina com motores de 52 kW/71 hp e 45 kW/61 hp foram equipados com um sistema inteligente de partida/parada que reduz ainda mais o consumo de combustível. Isso significa que 7 de cada 10 clientes da Europa que optaram pelo modelo à gasolina podem tirar vantagem dessa tecnologia ambientalmente correta. O smart fortwo pode, por isso demonstrar uma impressionante porftolio a caminho de um futuro mais verde.
smart com acionamento elétrico
Um foco de desenvolvimento para o smart: em setembro de 2008 a marca apresentou a segunda geração do smart fortwo com propulsão elétrica. A partir do final de 2009 uma pequena série do novo veículo elétrico que apresentava uma inovadora bateria de lítio-íon sairá da linha de produção.
Anders Sundt Jensen, responsável pela marca smart, descreve a posição especial do smart fortwo: “o smart estabelece a referência em muitos aspectos. O smart fortwo não apenas tornou-se um carro mundialmente famoso como o único carro urbano com emissão de 88 g/km CO2 que possui dimensões compactas que atendem às necessidades de mobilidade urbana e possui um conceito inovador que combina a funcionalidade com o prazer de viver – ele estabeleceu uma classe inteiramente nova de carros e tornou-se o ponto de referência no qual todos os outros terão um dia que chegar.”
O smart fortwo com acionamento elétrico já está na era da motorização com zero de emissões com os veículos acionados à bateria. O conceito do smart elétrico celebrou sua estréia mundial em 2006. Já em 2007 a primeira fase piloto de operação prática tinha começado para o smart fortwo elétrico. Desde então uma frota de 100 smart fortwo elétrico de primeira geração foram testados na operação do dia a dia em Londres.
Os smart elétricos são alugados a clientes da iniciativa privada por quatro anos e precisam demonstrar que podem enfrentar as duras exigências do uso diário em cidade em condições reais. A smart regularmente convida clientes para oficinas em que reportam sua experiência, permitindo reunir feedback valioso.
Resultados encorajadores para o smart fortwo elétrico
A bateria ambientalmente correta de sódio-níquel-cloreto tem uma autonomia de aproximadamente 100 quilômetros. Após cobrir uma distância diária média de 40 quilômetros, ela pode ser totalmente carregada novamente em quatro horas em qualquer tomada de 220 volts. Quando a bateria está quase descarregada o máximo de desempenho é atingido após um tempo de carga de oito horas.
A bateria instalada sob o piso do veículo fornece energia para um motor elétrico que está encaixado na traseira do veículo no lugar de um motor de três cilindros comum por combustão. Isto permite que o smart fortwo com acionamento elétrico atinja uma velocidade máxima de 100 km/h. Mesmo com preços relativamente altos da eletricidade na Alemanha comparados com os custos em outros países, gasta-se apenas dois euros a cada 100 quilômetros – menos do que o preço de dois litros de diesel.
Segunda geração com bateria de lítio-íon
Os clientes de Londres deram um feedback encorajador com relação à primeira geração dos modelos com acionamento elétrico do fortwo que ainda estão com baterias de sódio-níquel-cloreto. É por isso que a Smart confiantemente apresentou a série atual do smart fortwo com acionamento elétrico aprimorado na feira automotiva de Paris em 2008. Essa segunda geração do smart elétrico é energizada por uma bateria de lítio-íon. A tecnologia de lítio-íon possui vantagens decisivas sobre outros tipos de baterias incluindo melhor desempenho, melhor tempo de carga, maior durabilidade e alta confiabilidade.
O CEO da Daimler, Dr. Dieter Zetsche afirma “A partir do final de 2009 começaremos a produzir o smart fortwo elétrico com a bateria de lítio-íon”.
O smart fortwo movido à eletricidade nas maiores cidades da Europa e dos EUA
O smart fortwo movido à eletricidade será inicialmente produzido em séries limitadas. Além de reunir mais experiência técnica com a nova bateria, essa fase será usada para reunir experiência prática com clientes que serão então incorporados no futuro desenvolvimento do conceito do veículo com zero de emissões.
Na Europa os veículos inicialmente irão para as ruas de Berlim, Paris, Roma, Milão e Pisa. Várias cidades também estão sendo consideradas nos EUA.