Nova Mercedes-Benz Classe E aumenta níveis de segurança e conforto, mas reduz consumo
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Nova Mercedes-Benz Classe E aumenta níveis de segurança e conforto, mas reduz consumo

A nova Classe E da Mercedes-Benz representa um marco quanto se trata de segurança, conforto e compatibilidade ambiental nesse segmento de mercado. Com sua combinação de sistemas de assistência ao motorista, esse sedan consolida ainda mais a posição líder da Mercedes-Benz na categoria luxo. Suas características incluem um sistema de detecção de sonolência, outros faróis altos adaptáveis e, ainda, um de controle de aproximação com outros veículos que consegue desempenhar frenagem de emergência se houver perigo de colisão.
A Mercedes-Benz melhorou os já exemplares itens de conforto para longas distâncias da Classe E, principalmente em razão do aumento de 30% na rigidez torsional da carroceria, de um novo desenho e construção dos bancos e da suspensão cujos amortecedores se ajustam automaticamente à situação de direção do momento. A suspensão a ar, opcional, agora trabalha em conjunto com um sistema eletrônico de amortecimento.
A segurança e o conforto da Classe E rivalizam com sua compatibilidade com o meio ambiente e a economia: os motores de quatro e seis cilindros são unidades de injeção direta e consomem até 23% menos combustível do que antes. Já o consumo combinado NEDC das novas unidades CDI de quatro cilindros é de somente 18,9 km/l. Todos os motores da nova Classe E atendem a norma de emissões EU5, enquanto as emissões do E 350 BlueTEC já estão abaixo dos limites da EU6, planejados para 2014.
Juntamente com os motores, o pacote BlueEFFICIENCY para a nova Classe E é um dos responsáveis pela considerável economia de combustível. Os engenheiros de todos os departamentos de desenvolvimento trabalharam em conjunto para otimizar os conjuntos e seus componentes para economizar combustível.
O trabalho feito no túnel de vento teve especial sucesso, pois o resultado do coeficiente de resistência ao avanço de somente 0.25 faz da nova Classe E o sedan de luxo mais eficiente do mundo. Ele melhora os valores que já eram muito bons de Cd do modelo precedente em 4%, o que representa uma economia de combustível de cerca de 0,25 litros a cada 100 quilômetros quando se está dirigindo em velocidade de auto-estrada de 130 km/h. Uma das medidas tomadas para aprimorar a aerodinâmica foi à adoção das entradas de ar do ventilador automaticamente ajustáveis, que controlam o fluxo de ar para o compartimento do motor conforme a necessidade de resfriamento do motor.
Outras medidas do BlueEFFICIENCY incluem pneus com até 17% menos resistência à rolagem, controle de economia de energia para o alternador, bomba de combustível, compressor do ar condicionado e direção hidráulica, e com a função “ECO start/stop” que desliga o motor do novo E 200 CGI quando em marcha lenta. Mostradores no velocímetro informam ao motorista quanto combustível está sendo consumido (a cada 100 quilômetros), e quando a próxima marcha superior deverá ser selecionada para manter um estilo de direção econômico e responsável do ponto de vista ambiental.
A gama de motores disponível para a nova Classe E compreende unidades de quatro, seis e oito cilindros com potência que vai de 100 kW/136 hp a 386 kW/525 hp. Os motores de quatro cilindros são unidades recém desenvolvidas de injeção direta, que desenvolvem potência e torque maiores do que os motores V6 a eles comparáveis, da série anterior, a despeito da cilindrada menor. A estratégia é substituir os motores grandes, naturalmente aspirados por unidades com turbo alimentador que excedem em vantagens tais como peso menor, atrito interno reduzido e características operacionais mais econômicas.
Motores: as novas unidades CDI de quatro cilindros com consumo de combustível de 5.3 litros e emissões de CO2 de 139 gramas por quilômetro

Com três motores recém desenvolvidos de quatro cilindros a Classe E também continua uma geração à frente no que tange à tecnologia diesel. Esses motores possuem injeção direta por duto comum de última geração, injetores rápidos, recirculação do gás de escapamento melhorada e um turbo alimentador inovador, que possibilita rápida resposta e bom desempenho. Essas qualidades se refletem nos números: o E 250 CDI com 150 kW/204 hp e 500 Nm desenvolve torque 25% superior ao motor diesel anterior V6, mas usa cerca de 23% menos combustível: apenas 18,9 km/l (consumo combinado NEDC). Isso corresponde a 139 gramas de CO2 por quilômetro.
O novo motor diesel de quatro cilindros também energiza o E 200 CDI BlueEFFICIENCY com 100 kW/136 hp e o E 220 CDI BlueEFFICIENCY com 125 kW/170 hp, também com um consumo de combustível de 18,9 km/l.
A versão top da gama dos novos Classe E diesel é o E 350 CDI BlueEFFICIENCY de 6 cilindros com potência de 170 kW/231 hp, que utiliza 0.5 litros menos combustível a cada 100 quilômetros do que o antigo E 320 CDI. A partir do outubro de 2009, o V6 diesel também estará disponível como modelo BlueTEC com a melhor tecnologia do mundo em controle de emissões. O E 350 BlueTEC desenvolve 155 kW/211 hp e atende as normas EU6 de emissões de escapamento planejadas para 2014. Todas as outras versões do motor da nova Classe E estão dentro dos limites da EU5.
Motores a gasolina: 20% de economia de combustível graças à injeção direta

A Mercedes-Benz equipa os modelos com BlueEFFICIENCY do E 200 CGI e E 250 CGI com o recém desenvolvido motor com injeção direta à gasolina de quatro cilindros que tem um deslocamento de 1.8 litro, turbo alimentado e eixos de comando de válvulas de admissão e escapamento variáveis. O E 200 CGI BlueEFFICIENCY (135 kW/184 hp) está equipado com uma transmissão manual de seis marchas e com a função “ECO start/stop” de série, e consome somente 14,7 km/l de gasolina premium (consumo combinado NEDC). Isto é igual a 159 gramas de CO2 por quilômetro.
No E 250 CGI BlueEFFICIENCY (150 kW/204 hp), que possui transmissão automática de cinco marchas de série, o torque máximo é agora de 310 Nm, o que representa um aumento de mais de 26% com relação ao motor V6 anterior. Ao mesmo tempo o consumo de combustível NEDC fica reduzido em mais de 20%, para 13,7 km/l, que é igual a 174 gramas de CO2 por km.
Como anteriormente, o E 350 CGI BlueEFFICIENCY com injeção de gasolina direta (215 kW/292 hp) e o top de linha E 500 (285 kW/388 hp) estão incluídos na gama de versões de motor da nova Classe E. Pela otimização dos detalhes de seu design, foi possível reduzir o consumo de combustível desses modelos V6/V8 em até 0.6 litros a cada 100 quilômetros. Para a melhor performance, o E 63 AMG da Mercedes-AMG desenvolve 386 kW/525 hp.
A Mercedes-Benz equipa os modelos V6 e V8 de série com uma transmissão automática de sete marchas, seletor de marchas na coluna de direção e teclas de mudança atrás do volante.
Os clientes podem também preferir combinar os modelos E 350 CDI BlueEFFICIENCY e o E 350 V6, bem como o E 500 de oito cilindros, com a tração de última geração da Mercedes “all-wheel drive” que é mais eficiente, mais leve e mais compacta do que a anterior. Essas vantagens produzem claramente melhor tração e economia de combustível.

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