Notícias
Paolo Pininfarina conquista o maior prêmio de design da América
Paolo Pininfarina recebeu o Prémio Americano de Design de 2024 pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies em conjunto com o Good Design 2024.
O Prêmio Americano de Design reconhece a excelência em design, inovação e contribuições para a humanidade e o bem público. Os laureados anteriores incluem figuras renomadas como Gorden Wagener, Norman Foster, Flavio Manzoni e Karim Rashid.
Morto em abril, Paolo Pininfarina foi nomeado o Laureado de 2024 do Prêmio Americano de Design
Sua indicação para o prêmio foi aprovada pelo Comitê Consultivo Internacional do The Chicago Athenaeum um mês antes de sua morte prematura em abril de 2024, aos 65 anos. O prestigioso prêmio será apresentado postumamente no Simpósio “The City and The World”, em Atenas, na Grécia, em 21 de setembro de 2024.
“Clássicos bonitos, impressionantes, provocativos e instantâneos definem a marca registrada do Pininfarina, uma assinatura de qualquer objeto projetado sob a supervisão de Paolo Pininfarina”, disse Christian Narkiewicz-Laine, presidente e CEO do The Chicago Athenaeum.
Paolo Pininfarina, nascido em 28 de agosto de 1958, em Turim, Itália, teve uma carreira ilustre de várias décadas. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Politécnica de Turim, ele embarcou em várias atribuições internacionais, incluindo funções na Cadillac, Honda e General Motors.
Em 1982, ingressou na Pininfarina, empresa fundada por seu avô Battista “Pinin” Farina. Em 1987, tornou-se presidente e CEO da Pininfarina Extra S.p.A., com foco em design industrial, moveleiro, arquitetônico, náutico e aeronáutico.
Paolo Pininfarina também foi responsável pela decisão de abrir uma filial em Miami para desenvolver os mercados da América do Norte e do Sul
Ele também foi responsável pela decisão de abrir uma filial em Miami para desenvolver os mercados da América do Norte e do Sul, particularmente nas áreas de arquitetura e design de produto. Esta filial agora se tornou a Pininfarina of America e também tem um escritório em Nova York.
A liderança de Paolo na Pininfarina foi marcada por sua elevação ao Conselho de Administração em 1988 e sua nomeação como vice-presidente da Pininfarina S.p.A. em 2006. Após o falecimento repentino de seu irmão Andrea em 2008, ele assumiu o cargo de presidente, conduzindo a empresa para vários empreendimentos inovadores e expandindo sua presença global.
Entre os inúmeros projetos que supervisionou, Paolo apreciou a criação do carro-conceito Sergio, uma homenagem a seu pai, o senador Sergio Pininfarina, e o Automobili Pininfarina Battista, um hipercarro elétrico revelado em 2019.
“Este prestigioso prêmio desperta emoções mistas. Estamos tristes por ele não poder aceitar isso pessoalmente, pois isso lhe traria alegria. No entanto, estamos orgulhosos, pois homenagear Paolo Pininfarina significa honrar a essência da Pininfarina e seu legado de design italiano. Estamos profundamente gratos por sua extraordinária contribuição. A melhor maneira de homenageá-lo é continuar se comprometendo com o futuro de Pininfarina, como ele teria desejado”, finaliza Silvio Angori, CEO da Pininfarina.