As ações de alinhamento e balanceamento de rodas são cruciais para a segurança dos condutores, além de oferecerem maior estabilidade e permitirem o desgaste uniforme dos pneus. Essas medidas, quando realizadas regularmente, garantem uma condução segura e eficiente.

Procedimentos de alinhamento e balanceamento oferecerem maior estabilidade e permitirem o desgaste uniforme dos pneus

Procedimentos de alinhamento e balanceamento oferecerem maior estabilidade e permitirem o desgaste uniforme dos pneus

Recomenda-se que tanto o alinhamento quanto o balanceamento sejam feitos simultaneamente a cada 10 mil quilômetros. Segundo Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, esses procedimentos devem ser antecipados em casos de troca de pneus ou rodas, vibração do volante ou do veículo, rodízio de pneus, consertos por furos ou cortes e choques contra obstáculos na pista ou buracos.

Ayala destaca ainda a importância da calibragem dos pneus para a segurança do condutor. “Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada contribui para a economia de combustível, evitando que o motor do veículo seja sobrecarregado”, explica.

O gerente também aponta que o desgaste acentuado nas partes internas ou externas do pneu está ligado à falta de alinhamento. “A suspensão mal alinhada faz com que o pneu se incline demais para o interior ou exterior, colocando carga excessiva em um dos lados. Como a carga do veículo tem um grande efeito sobre o alinhamento, é preciso distribuí-la igualmente entre os pneus”, observa.

O alinhamento deve ser realizado de maneira que os ângulos das rodas estejam equilibrados em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, considerando as forças atuantes no carro, como gravidade, força centrífuga e força de viragem. Os três ângulos mais importantes para o alinhamento são a cambagem (ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo), o caster (ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção em relação à vertical) e a convergência ou divergência (diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus quando vistos de cima).

A importância do alinhamento e balanceamento para segurança veicular

Procedimentos de alinhamento e balanceamento oferecerem maior estabilidade e permitirem o desgaste uniforme dos pneus

O balanceamento de rodas refere-se à distribuição adequada de peso no aro da roda, podendo ser feito de duas maneiras: estático e dinâmico. No modo “estático”, o conjunto deve estar imóvel, enquanto no “dinâmico”, deve estar em rotação, corrigindo problemas que o método estático não consegue. Ambos os sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação e evitam trepidações no carro, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.

Além disso, é recomendado respeitar as medidas indicadas pelo fabricante para pneus e rodas e analisar o tipo de solo a ser percorrido. Utilizar na cidade um modelo destinado ao uso off-road pode acarretar aumento no consumo de combustível e comprometer a estabilidade e durabilidade das peças do veículo.

Em resumo, alinhamento e balanceamento são procedimentos essenciais para a segurança veicular. A manutenção adequada dos pneus, incluindo calibragem regular, contribui significativamente para a segurança dos condutores e passageiros, além de garantir maior durabilidade dos componentes do veículo e economia de combustível.