Notícias
BMW eleva potência e exclusividade com o M3 CS Touring

A BMW anunciou o lançamento do M3 CS Touring, edição especial que amplia a linha de veículos de alta performance da BMW M GmbH. O modelo, baseado no M3 Competition Touring com M xDrive, apresenta um aumento na potência do motor, aprimoramento do chassi e redução de peso por meio do uso extensivo de componentes de fibra de carbono.
Novo modelo especial promete elevar a performance e a praticidade dos veículos de alta performance
Com preço inicial de £120.600 no Reino Unido, aproximadamente R$ 750 mil em conversão direta, o modelo não tem previsão de chegada ao Brasil. Entre os pontos positivos do M3 CS Touring estão a potência aprimorada, o uso extensivo de materiais leves e os ajustes dinâmicos do chassi. No entanto, a produção limitada pode dificultar a disponibilidade do modelo para alguns mercados.
Com um motor de seis cilindros em linha e 550 cv, acoplado a uma transmissão automática M Steptronic de oito marchas e tração integral M xDrive, o M3 CS Touring acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h. O modelo será produzido em quantidade limitada na fábrica de Munique, com as primeiras entregas previstas para o Reino Unido em março de 2025.
O propulsor de 3.0 litros incorpora tecnologia inspirada no automobilismo, com um virabrequim forjado leve e um bloco extremamente rígido. A turbocompressão M TwinPower foi ajustada para aumentar a pressão de sobrealimentação para 2,1 bar, enquanto a eletrônica do motor foi recalibrada para otimizar a entrega de potência. O torque máximo de 650 Nm é disponibilizado entre 2.750 e 5.950 rpm.
Para transmitir essa potência ao solo, o sistema M xDrive distribui a força de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro, com a possibilidade de configurar o modo 4WD Sport para priorizar a tração traseira. O modo 2WD desativa o controle de estabilidade e envia toda a força para as rodas traseiras.
BMW eleva potência e exclusividade com o M3 CS Touring
O chassi do M3 CS Touring recebeu ajustes específicos para otimizar a dirigibilidade e o desempenho em pista. A suspensão adaptativa M, a direção M Servotronic e o sistema de freios foram calibrados para suportar condições de alta exigência. O modelo é equipado com freios M Compound, disponíveis com pinças vermelhas ou pretas. Como opção, é possível escolher os freios M Carbon-cerâmicos, que podem ter pinças vermelhas ou douradas.
A construção do modelo prioriza a redução de peso, com fibra de carbono reforçada (CFRP) aplicada ao capô, para-choque dianteiro, teto, capas dos espelhos, difusor traseiro e bancos esportivos. No interior, o cockpit é voltado para o motorista, com bancos M Carbon ajustáveis eletricamente e acabamentos em couro Merino preto com detalhes em vermelho. O volante é revestido em Alcantara e inclui paddles de troca de marcha em fibra de carbono.
O sistema de infoentretenimento conta com a BMW Curved Display, composta por uma tela de 12,3 polegadas para instrumentos e uma de 14,9 polegadas para comandos. A central é operada pelo BMW Operating System 8.5, que permite ajustes rápidos de configuração pelo botão M Setup. Entre os recursos padrão, destacam-se o sistema de som Harman Kardon, ar-condicionado digital de duas zonas e assistentes de condução como alerta de colisão frontal e assistente de estacionamento.
O BMW M3 CS Touring será oferecido em quatro opções de pintura: Black Sapphire, British Racing Green, Laguna Seca Blue e Frozen Solid White. O modelo possui detalhes exclusivos, como a grade duplo-rim sem moldura com contorno vermelho e faróis de LED com assinatura luminosa amarela.