• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Home Notícias

Audi revoluciona motores a combustão com sistema MHEV plus

Sergio Dias by Sergio Dias
3 de fevereiro de 2025
in Notícias
Audi revoluciona motores a combustão com sistema MHEV plus
Share on FacebookShare on Twitter

A Audi lançou os novos modelos A5 e Q5 com a tecnologia MHEV plus, uma evolução dos motores a combustão que incorpora um sistema híbrido leve de 48 volts. Com a combinação do gerador de trem de força (PTG), do alternador de partida por correia (BAS) e de uma bateria de íon de lítio-fosfato de ferro, o sistema reduz emissões de carbono, aumenta a performance e melhora a dirigibilidade.

Nova tecnologia melhora eficiência e desempenho dos modelos A5 e Q5

A integração do PTG permite modos de condução parcialmente elétricos, otimizando o consumo de combustível e proporcionando uma experiência de direção mais suave. Segundo Geoffrey Bouquot, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi, a tecnologia fortalece a linha de veículos elétricos, híbridos plug-in e modelos a combustão com alta eficiência.

O sistema MHEV plus é composto por três elementos principais: o gerador de trem de força (PTG), que opera com eletrônica de potência integrada e um motor elétrico de ímãs permanentes, uma bateria de 48 volts e o alternador de partida por correia (BAS). O resfriamento líquido desses componentes assegura condições ideais de funcionamento e permite a aplicação do sistema em modelos de tração dianteira e integral baseados na plataforma Premium Platform Combustion (PPC).

No modelo A5 2.0 TDI (150 kW), a redução de consumo pode chegar a 0,38 l/100 km e a emissão de CO2 pode diminuir em até 10 g/km. No A5 3.0 TFSI com motor V6 (270 kW), a economia alcança 0,74 l/100 km, com redução de até 17 g/km nas emissões.

O PTG também atua como módulo de propulsão elétrica, oferecendo até 18 kW de potência e torque de 230 Nm na saída da transmissão. Esse torque é disponível imediatamente na partida do veículo, resultando em melhor resposta nas acelerações iniciais. O sistema permanece ativo até velocidades de 140 km/h, desacoplando-se em velocidades superiores para minimizar perdas energéticas.

Audi revoluciona motores a combustão com sistema MHEV plus

O posicionamento do PTG diretamente atrás do câmbio melhora a eficiência na transmissão de energia e permite aplicações tanto em veículos de tração dianteira quanto em versões com tração integral. O controle preciso de torque, corrente e velocidade do motor elétrico assegura um funcionamento eficiente entre -40°C e 75°C, com refrigeração líquida para otimização térmica.

A tecnologia MHEV plus também aprimora a recuperação de energia por meio do sistema integrado de controle de freios (iBRS), que prioriza a frenagem regenerativa. Dessa forma, o sistema reduz a utilização dos freios mecânicos, melhorando a eficiência e prolongando a vida útil dos componentes de frenagem. O BAS, por sua vez, permite partidas mais rápidas e silenciosas do motor a combustão, com ganhos em conforto e redução do consumo.

A bateria de íon de lítio-fosfato de ferro do sistema possui capacidade de 1,7 kWh e é integrada a um circuito de resfriamento para garantir temperatura ideal de operação. O gerenciamento eletrônico ajusta constantemente o estado de carga da bateria para maximizar a recuperação de energia e otimizar a eficiência do conjunto.

A estratégia de operação do MHEV plus ajusta o uso dos motores elétricos conforme a demanda de torque e energia. No modo de condução D, o sistema prioriza a eficiência, fornecendo suporte elétrico progressivo. No modo S, a assistência elétrica é mais agressiva, garantindo respostas mais rápidas e dinâmicas. O sistema também permite rodar em modo exclusivamente elétrico em velocidades baixas, como em trânsito urbano ou manobras de estacionamento.

A Audi desenvolveu a tecnologia considerando a demanda por eficiência e desempenho em motores a combustão. A eletrificação parcial reduz o consumo de combustível e emissões sem comprometer a performance. A nova plataforma MHEV plus aprimora a autonomia e a adequação dos veículos para viagens de longa distância. A tecnologia não será comercializada no mercado norte-americano, devido a diferenças nas preferências dos consumidores locais.

Tags: AudiMHEV Plus
Previous Post

Previsão de retração no mercado de caminhões em 2025

Next Post

Stellantis reorganiza estrutura para agilizar decisões

Sergio Dias

Sergio Dias

Next Post
Stellantis reorganiza estrutura para agilizar decisões

Stellantis reorganiza estrutura para agilizar decisões

  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.