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Novo extrapesado da VWCO tem economia de combustível e maior autonomia

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou o Constellation 20.480 4×2. O modelo expande a linha de extrapesados da marca ao trazer, pela primeira vez, a configuração 4×2 com motor D26 de 13 litros. A montadora afirma que o veículo foi desenvolvido para atender operações logísticas de médias e curtas distâncias, com foco na eficiência operacional.
Constellation 20.480 4×2 é lançado para atender demandas específicas do transporte nacional
O lançamento ocorreu em julho de 2025 e marca a entrada da empresa em um nicho de mercado ainda não explorado pela família Constellation. Com chassi reforçado, CMT de 60 toneladas e conjunto mecânico voltado à economia de combustível, o caminhão visa atender transportadoras que operam com semirreboques e bitrens. Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, “o novo Constellation 20.480 é um produto que une força, tecnologia e conforto, com a robustez já reconhecida da família Constellation e a eficiência do motor D26”.
O motor D26 oferece potência de 480 cavalos e torque de 2.400 Nm. A frenagem é assistida por um sistema de freio motor de cabeçote com potência de até 428 cavalos, dividido em três estágios, o que melhora o controle nas descidas e contribui para a segurança do transporte.
O modelo vem equipado de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que opera com o sistema Predictive Shifting. Esse mecanismo interage com o GPS do veículo e antecipa as trocas de marcha conforme o relevo da estrada, impactando diretamente na economia de combustível, com estimativa de redução de até 5%.
O Constellation 20.480 incorpora itens como controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HSA) e controle de tração (ATC). A suspensão pneumática integral com quatro bolsões garante maior controle de carga e permite regulagem dos implementos a partir da cabine, agilizando as operações.
Novo extrapesado da VWCO tem economia de combustível e maior autonomia
Com dois tanques de alumínio somando 940 litros de capacidade, o modelo apresenta a maior autonomia da categoria. O entre-eixos de 3.600 mm foi projetado para suportar os desafios das estradas brasileiras e facilitar o encaixe dos implementos mais utilizados pelo mercado.
O veículo inclui banco pneumático com cinto integrado e volante multifuncional com diversos ajustes. Para operadores que demandam conectividade, há opção de painel digital e central multimídia por meio dos pacotes Prime e Highline.
“O lançamento reforça nosso compromisso de oferecer ao mercado veículos cada vez mais competitivos, com alto desempenho e o menor custo operacional, seguindo o conceito da marca de ‘Menos você não quer. Mais você não precisa’”, complementa Alouche.