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A aposta da Iveco por um futuro com menos emissões

Durante a Rio Innovation Week, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, a Iveco apresentou sua estratégia multienergética voltada à descarbonização do transporte de cargas e passageiros. O evento, considerado o maior encontro de tecnologia, negócios e criatividade da América Latina, reuniu especialistas e empresas para debater o futuro da mobilidade urbana.
Montadora destaca papel do gás natural e biometano na transição energética do transporte público
No painel “Combustíveis alternativos: o impacto na descarbonização e na infraestrutura urbana”, realizado na terça-feira (12), a montadora destacou o papel do gás natural veicular (GNV) e do biometano como alternativas viáveis para o transporte público. “Temos participado de projetos de descarbonização do transporte público em grandes centros urbanos ao redor do mundo”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina. “Nas principais cidades europeias, por exemplo, há uma tendência crescente de adoção de tecnologias variadas, como biocombustíveis e elétricos.”
Representada por Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto, a Iveco apresentou dados sobre sua atuação global com veículos movidos a gás. Na Europa, são mais de 40 mil unidades em operação, enquanto na América Latina esse número chega a cerca de 2 mil. A empresa considera a ampla disponibilidade de GNV e biometano na região como fator estratégico para a criação de corredores verdes no Brasil, contribuindo para o cumprimento das metas de descarbonização.
A tecnologia a gás está presente no portfólio da Iveco BUS, com o chassi BUS 17-210 G, modelo de 17 toneladas desenvolvido para o mercado brasileiro. Equipado com motor dianteiro e até nove cilindros para armazenamento, o veículo oferece autonomia de até 350 quilômetros, permitindo operações de longo alcance e reabastecimento rápido. “Nosso chassi a gás oferece flexibilidade, economia e sustentabilidade para atender às metas de descarbonização de operadores e sistemas da América Latina”, declarou Kazuto.
Além do desempenho equivalente ao diesel, os veículos movidos a gás apresentam custo competitivo e emissões reduzidas. Com o uso de biometano, essas emissões podem ser até 95% menores. Estudos indicam que o biometano pode reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO) em até 30% em relação ao diesel tradicional, tornando o transporte público mais sustentável e financeiramente viável.
A aposta da Iveco por um futuro com menos emissões
Segundo dados da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial teórico de produção de biogás no Brasil seria suficiente para atender 32% da demanda interna de energia elétrica e 62% do consumo de diesel. A Iveco reforça que não há uma solução única para a transição energética, mas um conjunto de alternativas que devem ser consideradas conforme a infraestrutura e matriz energética de cada região.
Com essa abordagem, a montadora reafirma seu compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica, posicionando-se como agente ativo na transformação do transporte urbano na América Latina.