FPT
Connect with us

Pesados

Mercedes-Benz adota caminhões elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo

Published

on

A Mercedes-Benz do Brasil iniciou, desde o final de julho, a utilização de caminhões elétricos na logística interna de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A ação marca o início da operação dos modelos eActros 400, primeira geração, em rotas milk run para abastecimento das áreas de produção de motores e eixos. Os veículos foram cedidos por empréstimo pela Daimler Truck, após atuarem na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha.

Unidade no ABC Paulista substitui veículos a diesel por modelos eActros 400

“Essa iniciativa representa o compromisso da nossa Empresa em fortalecer o conhecimento em mobilidade elétrica e o interesse contínuo em aprender e evoluir com soluções sustentáveis”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. A operação foi precedida por planejamento iniciado em julho do ano anterior, envolvendo negociações internacionais, inspeções técnicas, treinamentos operacionais e adaptações nas rotas internas.

Os dois caminhões seminovos passaram por adequações técnicas para atender às especificidades da planta brasileira. Motoristas da empresa prestadora de serviço receberam treinamento em condução, operação e segurança. Desde setembro, o segundo eActros passou a operar na rota de abastecimento da produção de eixos, ampliando o alcance da iniciativa.

Advertisement

A operação dos veículos elétricos é monitorada pelo sistema de telemetria FleetBoard, serviço de gestão de frota da Mercedes-Benz. As rotas selecionadas demandam cerca de 600 viagens mensais, com média de 30 por dia útil em dois turnos. A substituição dos caminhões a diesel por elétricos representa uma redução estimada de 17 toneladas de CO₂e por ano.

“Outro ponto muito importante é a redução de custos da operação, tanto no que se refere ao consumo de energia na recarga das baterias em relação ao consumo de diesel, quanto em manutenção dos veículos”, complementa Erica Daumichen. A iniciativa também se alinha à estratégia global da Daimler Truck, que já utiliza caminhões elétricos em sua logística de suprimentos na Alemanha.

Mercedes-Benz adota caminhões elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo

A operação percorre mensalmente 1.572 km, contribuindo para a diminuição do consumo de diesel. O motorista Wellington da Silva Correira, que conduz um dos eActros, relata: “Desde o primeiro dia, percebi uma grande diferença. O veículo é silencioso, tem respostas rápidas e oferece muito mais conforto durante a condução. Feliz de saber que estamos contribuindo para reduzir a emissão de poluentes.”

Advertisement

A Mercedes-Benz do Brasil reforça, com essa ação, seu compromisso com práticas sustentáveis e com a evolução da mobilidade elétrica no setor automotivo. A experiência adquirida com os eActros poderá servir de base para futuras iniciativas voltadas à descarbonização da cadeia produtiva.

Advertisement