Pesados
Mercedes-Benz lança caminhão elétrico com autonomia de até 560 quilômetros

O eActros 400 é a nova aposta da Mercedes-Benz Trucks para o transporte pesado movido à bateria elétrica. O modelo foi apresentado como parte da segunda geração de caminhões elétricos da fabricante. A ação ocorre na planta de Wörth am Rhein, onde os veículos são produzidos em linha flexível junto aos modelos a diesel. A iniciativa visa atender às crescentes demandas logísticas e acelerar a transição energética no setor de transporte rodoviário.
Modelo eActros 400 chega ao mercado com duas baterias, múltiplas configurações e serviços digitais integrados
“Desde 2021, moldamos ativamente a mudança no transporte de cargas e fornecemos soluções práticas. O eActros 600 prova que o transporte de longa distância movido à bateria elétrica é uma realidade – o veículo já opera com sucesso em mais de 15 países europeus”, afirmou Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks. A nova variante eActros 400 compartilha a tecnologia do eActros 600, oferecendo duas baterias LFP com capacidade instalada de 414 kWh e autonomia de até 480 km.
A linha eActros passa a contar com mais de 40 configurações, incluindo diferentes distâncias entre eixos, opções de cabinas e conjuntos de baterias. O eActros 400 está disponível como cavalo mecânico 4×2 ou caminhão plataforma 6×2, com versões de entre eixos que variam de 3.700 mm a 6.100 mm. A cabina L, com entrada mais baixa, e a ProCabin, com design aerodinâmico, são oferecidas para ambos os modelos.
A Mercedes-Benz Trucks destaca que a escolha entre os modelos depende do perfil de operação, infraestrutura de recarga e contexto econômico. O eActros 400, por exemplo, permite maior carga útil em comparação ao eActros 600, devido ao menor peso veicular. Com semirreboque padrão, o modelo alcança carga útil acima de 25 toneladas.
“Desenvolvemos consistentemente a segunda geração do eActros como um modelo modular. Ele combina a moderna tecnologia de baterias LFP, tração elétrica eficiente e sistemas de assistência inteligentes”, explicou Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto. O eixo elétrico integrado possui dois motores e transmissão de quatro velocidades, com potência contínua de 400 kW e máxima de 600 kW.
Mercedes-Benz lança caminhão elétrico com autonomia de até 560 quilômetros
O sistema de recuperação de energia e o piloto automático Predictive Powertrain Control (PPC) contribuem para a eficiência energética. O cockpit digital inclui o Multimedia Cockpit Interactive 2, com controle de voz e navegação adaptada à infraestrutura de carga. A recarga pode ser feita via tomada CCS2 padrão, com tempo estimado de 46 minutos para 80% da carga com duas baterias.
A fabricante também aposta em serviços digitais como o Remote Truck 3.0, TruckLive e Fleetboard, que oferecem gestão de carga, diagnóstico remoto e análise de desempenho. A rede TruckCharge, com previsão de 3.000 pontos de carga rápida até 2030, complementa a estratégia de eletromobilidade.
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços, reforça: “Nossa família de modelos eActros cresce conforme as necessidades dos nossos clientes: configurações flexíveis de cabinas, baterias ou chassis oferecem às empresas de transporte soluções sob medida.”