Notícias
Fábrica brasileira zera emissão de CO₂ com energia 100% renovável

A fábrica da Gilbarco Veeder-Root em Barueri (SP) passou a operar integralmente com energia proveniente de fontes renováveis. A medida, implementada em 2025, integra o plano global da Vontier para reduzir emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. A unidade brasileira, elevada à categoria de planta global em 2023, tornou-se referência na produção e exportação de soluções para mobilidade na América Latina.
Unidade brasileira da Gilbarco Veeder-Root elimina emissões indiretas com energia limpa
“A transição para energia renovável é um passo concreto na jornada de sustentabilidade da Gilbarco Veeder-Root e reflete os compromissos da Vontier com a construção de um futuro mais limpo e eficiente”, afirma Bruno Rosas, presidente da Gilbarco Veeder-Root para a América Latina. A mudança foi viabilizada com suporte técnico da Witzler | Ultragaz, empresa especializada na gestão de consumidores no mercado livre de energia, e validada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A energia consumida pela fábrica é contratada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e provém de um mix de fontes renováveis, incluindo geração eólica, hidroelétrica, solar e biomassa. A rastreabilidade da origem da energia está assegurada por protocolos reconhecidos internacionalmente, como GHG Protocol, CDP e GRI, o que permite à empresa reportar com precisão seus indicadores ambientais.
Com a adoção de energia 100% renovável, estima-se que a planta brasileira deixará de emitir 16,80 toneladas de CO₂ por ano. Esse volume equivale à preservação de mais de 13 campos de futebol cobertos por árvores. A iniciativa contribui para a redução das emissões indiretas associadas ao consumo de energia elétrica e reforça o compromisso da operação com a descarbonização.
Desde 2020, o grupo Vontier já havia alcançado uma redução de 40% nas emissões absolutas de escopos 1 e 2. A adoção de processos de verificação externa com base em protocolos ambientais reconhecidos internacionalmente consolidou a estratégia de sustentabilidade da companhia. Em 2025, esse desempenho levou a Vontier a ser incluída na lista das empresas mais sustentáveis do mundo pela revista TIME.
Fábrica brasileira zera emissão de CO₂ com energia 100% renovável
A unidade de Barueri foi elevada à categoria de planta global em 2023, o que ampliou sua responsabilidade na cadeia produtiva e exportadora da Gilbarco Veeder-Root. A adoção de práticas sustentáveis, como o uso exclusivo de energia renovável, está alinhada à nova posição estratégica da fábrica no contexto latino-americano.