A Stellantis anunciou uma parceria estratégica no futuro com NVIDIA, Uber Technologies e Foxconn para desenvolver e implantar veículos autônomos de Nível 4 voltados para serviços de robotáxi em escala global. A iniciativa representa um avanço na estratégia da montadora para consolidar sua presença no setor de mobilidade autônoma, ampliando os esforços iniciados com a Pony.ai na Europa.
Parceria entre Stellantis, NVIDIA, Uber e Foxconn prevê produção de robotáxis autônomos a partir de 2028

“A mobilidade autônoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes”, afirmou Antonio Filosa, CEO da Stellantis. Segundo ele, a empresa desenvolveu plataformas prontas para veículos autônomos com o objetivo de atender à demanda crescente e, em parceria com líderes em inteligência artificial, eletrônica e serviços de mobilidade, busca criar uma solução escalável para o transporte urbano.
A colaboração entre as quatro empresas será baseada nas plataformas AV-Ready da Stellantis, incluindo o K0 Light Commercial Vehicle e o STLA Small. Esses modelos serão equipados com a arquitetura NVIDIA DRIVE AGX Hyperion 10, que incorpora o sistema operacional DriveOS e o pacote completo de software DRIVE AV, desenvolvido para autonomia de Nível 4. A Uber será responsável pela operação dos serviços de robotáxi, com previsão de início nos Estados Unidos e implantação inicial de 5.000 unidades.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, destacou o papel da NVIDIA na viabilização da autonomia em larga escala: “A NVIDIA é a espinha dorsal da era da IA e agora está aproveitando totalmente essa inovação para viabilizar a autonomia nível 4 em larga escala, com a Stellantis entre as primeiras a integrar a tecnologia da NVIDIA para implantação na Uber.”
A Stellantis ficará encarregada do projeto, desenvolvimento e fabricação dos veículos autônomos, integrando o software da NVIDIA para habilitar as funcionalidades de condução e estacionamento autônomos. A Foxconn atuará na integração de hardware e sistemas, fornecendo componentes eletrônicos e sensores de alta performance para viabilizar a operação dos robotáxis.
O futuro sem motoristas já tem data para começar

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, definiu o avanço como um salto na capacidade da inteligência artificial: “O veículo se torna um robô – que enxerga, percebe, planeja e dirige com precisão sobre-humana.” Ele ressaltou que a combinação entre a escala da Stellantis, a tecnologia da NVIDIA e a integração da Foxconn cria uma nova classe de frotas autônomas.
Young Liu, presidente da Foxconn, reforçou o compromisso da empresa com a mobilidade autônoma como parte de sua estratégia de veículos elétricos. A expectativa é que os testes e programas-piloto se intensifiquem nos próximos anos, com início da produção previsto para 2028.
As plataformas AV-Ready da Stellantis foram projetadas para suportar atualizações tecnológicas que integram sensores avançados, sistemas de redundância e computação de alto desempenho em uma arquitetura escalável. O objetivo é atender às necessidades dos operadores de mobilidade com foco em segurança, confiabilidade e custo total de propriedade.





