O piloto brasileiro Lucas Di Grassi apresentou o DGR-Lola, um protótipo de carro de corrida elétrico desenvolvido em parceria com a fabricante britânica Lola Cars. O modelo foi projetado para reunir, em um único veículo, as tecnologias mais avançadas disponíveis atualmente no automobilismo. Em simulações realizadas no circuito de Mônaco, o DGR-Lola superou em 4,3 segundos a última pole position da Fórmula 1 naquele traçado, registrada por Lando Norris, da McLaren, e demonstrou ser dez vezes mais eficiente.

Protótipo elétrico supera tempo da F1 em Mônaco e propõe novo modelo de inovação no automobilismo

“Este projeto foi idealizado para servir de inspiração para as futuras gerações de carros de corrida elétricos”, afirmou Di Grassi. “Provamos que ele é mais veloz que os Fórmula 1 utilizando dados e simulações. Mas meu plano é construir o DGR-Lola nos próximos dois anos e colocá-lo na pista o quanto antes”, completou o piloto, que atualmente compete pela equipe Lola Yamaha ABT no Mundial de Fórmula E.

O DGR-Lola foi desenvolvido com recursos próprios de Di Grassi e combina soluções técnicas já viáveis, como aerodinâmica ativa e variável, bateria modular, tração integral com dois motores elétricos que somam 600kW (804 cv) e um sistema de sucção biturbo ajustável conforme o traçado. O modelo também incorpora dispositivos de segurança otimizados e integração de software livre, permitindo que outras equipes possam adaptar e evoluir o sistema.

A construção do projeto foi realizada nas instalações da Lola Cars em Silverstone, Inglaterra, com suporte técnico de empresas especializadas. O design foi concebido em software CAD pela LamTec, com renderizações da Chris Paul Design e estudos de dinâmica de fluidos computacional (CFD) conduzidos pela Airshaper.

Segundo Peter McColl, diretor-técnico da Lola Cars, a iniciativa representa uma oportunidade de explorar os limites da tecnologia atual. “Na Lola, nós estamos sempre procurando novas formas de inovar no esporte a motor. E apoiar o Lucas com esse projeto, utilizando nossa expertise e instalações de ponta de pesquisa e desenvolvimento, foi uma oportunidade perfeita para isso. O resultado é um carro que amplia as fronteiras do que é possível fazer em termos de carros de corrida elétricos através da maximização de soluções tecnológicas que já estão disponíveis”, declarou.

Lucas Di Grassi apresenta o DGR-Lola com a Lola Cars

O DGR-Lola ainda não tem data definida para ser construído, mas Di Grassi afirmou que pretende colocá-lo na pista nos próximos dois anos. O piloto espera que o projeto sirva como referência para o desenvolvimento de veículos de competição mais eficientes e tecnologicamente avançados.

A proposta do DGR-Lola não se limita ao desempenho. Ao integrar tecnologias acessíveis e promover a abertura de sistemas, o projeto busca estimular a inovação colaborativa no automobilismo elétrico. A iniciativa também reforça o papel de pilotos e fabricantes como agentes ativos na transformação do esporte a motor.