A Hyundai Motor Company anunciou que sua frota de caminhões XCIENT Fuel Cell alcançou 20 milhões de quilômetros rodados na Europa, marco registrado em janeiro de 2026 e que reforça a expansão da tecnologia de célula de combustível no transporte comercial. O resultado envolve operações em cinco países e integra a estratégia global da empresa para ampliar o uso do hidrogênio em frotas pesadas.
Marco de 20 milhões de quilômetros reforça avanço da tecnologia a hidrogênio

“Hyundai Motor está reduzindo emissões de carbono ao trabalhar com parceiros globais para implantar caminhões a hidrogênio em setores como logística, distribuição e operações urbanas”, diz Chul Youn Park, Head of Global Commercial Vehicle and Light Commercial Vehicle Business Division. A declaração introduz a visão da empresa sobre o papel da tecnologia em diferentes mercados e contextualiza o avanço da frota no continente europeu.
A operação europeia reúne 165 unidades distribuídas por Suíça, Alemanha, França, Países Baixos e Áustria. O desempenho acumulado ao longo de cinco anos demonstra a capacidade dos veículos em aplicações variadas, incluindo logística de alimentos e bebidas, distribuição para redes varejistas e operações com veículos especializados, como caminhões de coleta e modelos com guindaste.
“Começando pelas operações iniciais na Suíça, ampliamos nossa presença em várias regiões da Europa enquanto avançamos na América do Norte.” Park reforça o movimento de expansão geográfica da frota, que passou a atender novos setores e diferentes tipos de operação conforme a tecnologia se consolidou.
Na Suíça, os caminhões atuam em setores de alimentos, bebidas e vestuário. Na Alemanha, operam em redes de supermercados, empresas têxteis e grandes frotistas. Na França, integram operações de varejo e incluem versões com ePTO. Nos Países Baixos, um caminhão com lona atende uma distribuidora de materiais de construção. Na Áustria, um veículo refrigerado atua em uma rede de supermercados.
Hyundai Motor expande operações globais com frota XCIENT Fuel Cell

A Hyundai Motor estima que, em comparação com caminhões a diesel, a frota evitaria cerca de 13 mil toneladas de dióxido de carbono ao longo dos 20 milhões de quilômetros, volume equivalente à absorção anual de aproximadamente 1,5 milhão de pinheiros.
Em 2025, a empresa lançou uma nova versão do XCIENT Fuel Cell com sistema de célula de hidrogênio atualizado. O modelo passou por testes desde 2021 em diferentes condições climáticas e operacionais, incluindo rotas portuárias e trajetos de média distância. A colaboração com operadores de frota tem orientado ajustes contínuos para atender às necessidades de uso comercial.
“Nossos veículos comerciais a hidrogênio continuam demonstrando valor como soluções de mobilidade para um futuro mais avançado, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogênio e ampliando seu impacto global”, afirma Park, sintetizando a estratégia da Hyundai Motor para consolidar a tecnologia em operações reais.
Na América do Norte, 63 unidades estão em operação e já superaram 1,6 milhão de quilômetros desde 2023. Os caminhões atuam em projetos na Califórnia, Geórgia e Colúmbia Britânica, incluindo o maior programa de implantação de caminhões a hidrogênio do continente, no Porto de Oakland.
A Hyundai Motor afirma que o desempenho global do XCIENT Fuel Cell reforça sua atuação na transição energética e sua contribuição para o avanço da mobilidade a hidrogênio.






