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Alpha Notícias: Chevrolet inicia venda da S10 Flex automática

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Picape acelera de 0-100 km/h em apenas 9,5 segundo e tem preço a partir de R$107.990,00

A Chevrolet apresentou a inédita versão automática da S10 Flex. Equipada com o moderno motor 2.5 CIDI de 206 cavalos e transmissão de seis velocidades, a picape é a mais econômica da categoria e classificada com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro. A novidade chega nas versões LT 4×2 com preço a partir de R$107.990,00, LT 4×4 com preço a partir de R$116.990,00, LTZ 4×2  com preço a partir de R$122.990,00 e a LTZ 4×4 com preço a partir de R$129.990,00.

“A S10 Flex automática agrega praticidade para aquele consumidor que busca uma picape 4×2 ou 4×4 altamente robusta e tecnológica, porém mais acessível que a versão a diesel”, justifica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM Mercosul. 

A Chevrolet S10 Flex automática traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play. 

A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo. 

Outra mudança que estreia com a linha é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “S10” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento. 

Nota A em eficiência energética 

A S10 Flex automática chega com um importante diferencial competitivo: o consumo de combustível semelhante ao do modelo manual, algo raro no mercado. Todo esse desenvolvimento de engenharia foi realizado no Brasil. 

“A procura por picapes parrudas com transmissão automática é crescente. Mas, além de conforto, o consumidor busca eficiência energética. Essa equação se torna mais desafiadora em motores de elevada potência e torque. A S10 Flex automática consegue unir todas essas virtudes”, conta Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM América do Sul. 

Nota máxima na classificação do Inmetro, a nova configuração 4×2 da picape Chevrolet é capaz de rodar com gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Isso representa uma vantagem de até 1,3 km/l em relação ao principal rival. 

Outro destaque da S10 está na performance. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos. 

Para isso foi feito um extenso trabalho de calibração tanto no propulsor quanto na transmissão, otimizando o funcionamento do conjunto. O nível superior de refino traduz-se em melhor dirigibilidade e desempenho. 

O sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos. 

Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes. 

Vale lembrar que a transmissão automática da S10 possui a tecnologia Clutch to Clutch. Na prática, ela tem comportamento parecido com uma de dupla embreagem pela sua velocidade de resposta. 

Outra tecnologia interessante é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas. 

A cereja do bolo, no entanto, está no novo mapa de aceleração, herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado. Este conceito nunca havia sido antes aplicado em um veículo utilitário da marca no país. 

O motorista nota que a S10 Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor. 

Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes. 

“A S10 inaugurou o segmento das picapes médias Flex há 10 anos e desde então lidera as principais inovações do segmento em relação a desempenho, dirigibilidade e conectividade. Oferecer uma versão automática nota A em eficiência energética é um novo marco”, resume Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM América do Sul.