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Alpha Notícias: Série nacional registra trabalho em oficina de Hot Rods

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Equipe da HCB, liderada por Alexandre Benevides, customiza modelos clássicos no interior paulista 

A tradição, cultura e o estilo de vida atrelados aos Hot Rods, carros clássicos customizados por habilidosos construtores e mecânicos, têm endereço certo no Brasil: a cidade de Salto, no interior paulista, onde Alexandre Benevides transforma modelos das décadas de 1920, 30, 40, 50, 60 e 70 em versões personalizadas e de alto desempenho. 

As câmeras do Discovery colocam o telespectador dentro da oficina Hot Company Brasil (HCB), de onde saem as criações de Alexandre e sua equipe, com a estreia da produção local GARAGEM HOT ROD. Produzida pela Mixer Films, a série conta com oito episódios de uma hora. Cada um deles destaca a evolução de projetos e registra os trabalhos de uma equipe que não pode parar. 

Entre a visita inicial do cliente e a entrega do carro pronto, a atração capta os esforços do time de Alexandre nos diversos projetos concomitantes, as funções administrativas e os inevitáveis conflitos que surgem entre os funcionários em meio à correria. 

A história da HCB começou há 15 anos, quando Alexandre viu uma pick-up Hot Rod em uma revista americana e se propôs a construir sua própria versão, com o mesmo padrão de qualidade das tradicionais oficinas dos Estados Unidos. Desde então, ele desenvolve trabalho reconhecido no Brasil e fora dele, por combinar a rigorosidade e respeito aos padrões Hot Rod a uma identidade própria da HCB. 

A tranquilidade do campo abriga os galpões onde a equipe desenvolve projetos personalizados à base de muito trabalho minucioso e artesanal. Reconstruir essas máquinas, trazendo a carroceria e a mecânica de volta à vida, é ofício que oferece riscos e imprevistos de todos os tipos. Criatividade, ousadia, capacidade de improviso e muito conhecimento sobre carros são as principais qualidades do time que Alexandre comanda com orgulho: 

Marcelinho é o caçula da HCB. Auxilia nas tarefas de todas as áreas, especialmente na montagem. Fica irritado quando é tratado como “calouro” pelos colegas mais experientes. 

Marcelão é pai de Marcelinho e especialista em tapeçaria e montagem. Trabalha na HCB há tempos e coordena a área que reúne os esforços de todos e acerta os últimos detalhes antes da entrega ao cliente. 

Gordinho é o funcionário de confiança para Alexandre, gerente da oficina e os olhos do chefe quando ele não está. Os dois nem sempre concordam e “arranca-rabos”, nas palavras do próprio Gordinho, fazem parte da dinâmica. 

Julia é esposa de Alexandre e gerente da área administrativa da HCB. Faz os contatos internacionais, as compras e cuida para que os cronogramas de produção não sejam prejudicados por falta de peças e de insumos em geral. 

Junto a eles trabalham mais de duas dezenas de profissionais que se dividem em três áreas – funilaria, pintura e montagem –, além de diversos fornecedores e prestadores de serviços. 

No episódio de estreia chega um Mustang 1968 original para uma simples revisão de suspensão. O dono aponta para Alexandre a ideia inicial para o conserto: além suspensão traseira, há vazamentos de óleo e água. Alexandre sugere alterações na carroceria e no interior para tornar o Mustang mais agressivo, mantendo as principais características originais. O cliente aceita: o que era um simples conserto vira uma empreitada complexa. O prazo para um projeto desses deveria estar em torno de seis meses, mas encolhe para apenas 60 dias – a pedido do cliente que vai se casar e quer que a noiva chegue à cerimônia a bordo do Mustang envenenado. 

Julia logo se exalta com a urgência da importação das novas rodas para o Mustang. Marcelão inicia a desmontagem e Marcelinho faz a função junto ao pai: os dois descobrem ferrugem em todo o assoalho. Alexandre e Gordinho sabem que postergar a entrega não é uma opção. Na correria, um par de peças da suspensão desaparece e o cronograma corre perigo – assim como o emprego de Marcelinho. 

Enquanto isso, a equipe faz os acertos finais em um Ford 32 que pertence a um cliente de Belo Horizonte e está prestes a ser entregue. O carro, um dos mais desejados Hot Rods, ganhou alto desempenho com um novo motor de 620HP. Mas, às vésperas do prazo final, algo não sai como o esperado justamente no coração do Ford 32, o motor… 

No segundo episódio, a estrela é um Ford 1940 que já passou pelas mãos de Alexandre e foi transformado em um Rat Hot – nome dado a carros clássicos que recebem uma restauração de acabamento rústico e com acessórios inusitados. O excêntrico proprietário quer uma nova restauração temática, dessa vez inspirada nos “caçadores de zumbis”. 

Serviço

GARAGEM HOT ROD 

Estreia: sexta-feira, 17 de março, às 20h40 

Classificação indicativa: Livre

Serviços

Revisão automotiva preventiva garante segurança do veículo

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Revisão automotiva preventiva garante segurança do veículo

O Movimento Maio Amarelo, criado em 2014 pelo ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária, visa destacar a importância dos cuidados com o veículo, como a revisão automotiva.

Quilometragem e manual do automóvel devem ser considerados na hora de fazer a revisão automotiva

Para rodar com segurança, evitar acidentes e paradas inesperadas nas vias, bem como também ter um bom valor na hora de revender o veículo, é fundamental que motoristas se preocupem com a manutenção do automóvel.

“Realizar manutenções periódicas é crucial não apenas para prevenir contratempos, como uma quebra inesperada do veículo na estrada, mas também para evitar gastos desnecessários. Uma peça desgastada pode afetar outros componentes, aumentando o custo total da reparação”, destaca Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Segundo Leite, um dos critérios a ser considerados na hora de fazer a manutenção periódica é a quilometragem, além disso, motoristas não devem se esquecer de consultar o manual do veículo, pois ele apresenta relevantes informações sobre as revisões e substituição.

É recomendável visitar a oficina para avaliação dos sistemas automotivos

Revisão automotiva preventiva garante segurança do veículo

É recomendável visitar a oficina para avaliação dos sistemas automotivos, sendo com mais frequência quando o carro trafega constantemente em condições severas, como estradas esburacadas e de terra. Antes de sair com o carro nas férias também é importante fazer uma checagem geral no veículo.

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Entre os pontos principais na manutenção preventiva, Leita destaca o sistema de suspensão, direção e freio, conjunto de peças que fazem parte da segurança do veículo, ligado diretamente à estabilidade e à dirigibilidade.

Mas, há outros itens que devem ser checados, como filtros, óleo lubrificante, pneus, motor, fluido do radiador, sistema elétrico e até passar um scanner no motor.

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Notícias

Mitsubishi L200 Triton Sport ganha série especial e limitada Urban

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Mitsubishi L200 Triton Sport ganha série especial e limitada Urban

A Mitsubishi amplia a linha L200 Triton Sport com a série especial Urban, limitada a apenas 200 unidades, com preço a partir de R$ 309.990,00, equipada com motor 2.4 Turbodiesel com 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm, além da transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais na alavanca seletora e Paddle Shifters na coluna de direção.

São apenas 200 unidades da L200 Triton Sport Urban equipadas com motor de 190 cavalos e preço a partir de R$ 309.990,00

“O mercado de picapes está em uma ascensão notável, impulsionada pela demanda crescente por veículos versáteis e robustos, que atendam tanto às necessidades profissionais do campo quanto às necessidades pessoais dos consumidores das grandes metrópoles do país. Nossa montadora está comprometida em oferecer produtos e serviços, trazendo picapes que combinam um desempenho excepcional, inovação tecnológica e design arrojado, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de condução incomparável em qualquer terreno e em todas as ocasiões”, diz Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi.

A picape Mitsubishi L200 Triton Sport Urban traz aparência arrojada que evoca à excelente performance e robustez da linha L200, características bastante importantes para o dia a dia no trânsito das grandes cidades e consumidores de espírito jovem. Ela é comercializada nas cores Cinza Concrete Spot, Preto Onix Peal, Branco Fuji e Azul Baikal.

Seu visual remete ao dinamismo das grandes cidades, especialmente por conta dos diversos detalhes em acabamento preto brilhante, presente na parte inferior do para-choque, dos paralamas, da grade dianteira e do para-choque traseiro.

Em contraste, acabamentos em preto brilhante estão presentes no teto, rack de teto, nos skid plates traseiro e dianteiro e no aerofólio de cabine. Já as rodas de aro 18 e desenho exclusivo dão um toque a mais no visual arrojado que a versão oferece a seus clientes.

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O nome “Urban”, que identifica a versão, está presente logo à direita da tampa da caçamba, também nas novas molduras de capô e no painel da picape.

O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de sete polegadas

Mitsubishi L200 Triton Sport ganha série especial e limitada Urban

A tampa traseira possui sistema para auxílio na abertura e guarnições de vedação que minimizam a entrada de poeira e água no interior da caçamba. A caçamba, por sua vez, recebeu uma nova cobertura com acionamento elétrico por meio de controle remoto, iluminação LED e uma tomada 12V, perfeitas para carregamento ou descarregamento de carga à noite. Além de tudo isso, ela ainda é revestida com o acabamento de poliureia, que confere excelente resistência a abrasão e corrosão.

Na caçamba, uma rede multifunções com quatro pontos de fixação ajuda na segurança do transporte de bagagens e compras, por exemplo, permitindo aos consumidores diversas colocações conforme o necessário para cada ocasião.

Já o habitáculo também foi especialmente pensado em atender perfeitamente os gostos dos clientes das grandes cidades. O acabamento em preto brilhante, generoso nas peças externas também é abundante na cabine e reveste a moldura do console central e das saídas de ar do painel e a manopla de câmbio.

Os bancos, com ajustes elétricos para motorista, são revestidos em couro preto, assim como os acabamentos das portas que dão um tom mais esportivo à versão.

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O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de sete polegadas totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

Na série especial Urban estão novos autofalantes premium da JBL com subwoofer portátil que pode se transformar em uma caixa de som e ser levado para qualquer lugar, trazendo mobilidade e exclusividade.

A L200 Triton Sport Urban é extremamente robusta no 4×4

Já o ar-condicionado digital dual-zone é bastante eficiente e conta com sistema de captação de ar para distribuição aos ocupantes traseiros por meio de saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.

A L200 Triton Sport Urban é extremamente robusta no 4×4 com a adoção do exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.

Cada modo tem uma configuração específica e todas são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.

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O sistema 4X4 Super Select oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas em condição de chuva.

4HLc – Ideal para situações off-road como terra, lama e areia

4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

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Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta ainda com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda mais bem apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

Possui ainda o Bloqueio de Diferencial Traseiro, que pode ser usado em situações em que os veículos possuem baixa aderência em uma das rodas e garante que as duas rodas de um mesmo eixo tracionem sempre juntas.

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Geral

Coluna “Fernando Calmon”: Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

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Coluna "Fernando Calmon": Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Um quarto de século sem falhar nenhuma semana. Em primeiro de maio de 1999 esta coluna estreou em 11 jornais. Hoje o número de publicações na internet domina o cenário editorial: 72 sites/blogs e 8 impressos. O ano de 1999 marcou referências históricas importantes. A exemplo do Novo Regime Automotivo (NRA). Criado em 1996, teve seus efeitos benéficos concluídos em 1999.

Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Coluna "Fernando Calmon": Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Desde o início dos anos 1950 já havia fabricantes instalados no Brasil, mas se limitavam a montar conjuntos mecânicos importados. Somente em 1956 a Romi e a Vemag começaram a produzir com baixo conteúdo local, na época chamado de índice de nacionalização e, hoje, índice de localização.

Foi um começo difícil e crises tiveram que ser superadas. O Brasil voltou a autorizar a importação de veículos em 1990 (proibidas desde 1976), mas faltava uma visão de futuro. Houve uma demora até o governo sentir que devia atrair mais fabricantes.

O NRA alcançou seus objetivos: a produção de veículos aumentou de 1,6 milhão em 1997 para 2,4 milhões em 2000. As exportações cresceram bastante, de US$ 3,5 bilhões em 1997 para US$ 8,5 bilhões em 2000. Instalaram fábricas neste período Honda, Renault, Mitsubishi (Souza Ramos), Toyota, Chrysler, Mercedes-Benz e VW/Audi.

O ano de 1999 foi movimentado por sete lançamentos no Brasil: A3, Brava, F250, Astra sedã, Gol III, Parati III e Golf IV (foto).

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No exterior dois fatos marcaram o ano de 1999: Ford comprou a Volvo e Daimler-Benz que havia anunciado uma “fusão de iguais” com a Chrysler no ano anterior, deixou às claras em 1999 que na realidade havia adquirido a marca americana. As culturas das duas empresas eram muito diferentes. O casamento não deu certo e em 2007 a marca alemã “empurrou” a Chrysler para o desconhecido grupo americano Cerberus.

Aqui o Governo Federal criou o Inovar-Auto (2013 a 2017), seguido pelo Rota 2030 (2018 a 2023) e agora o Mover que prevê novas exigências. No exterior, a ascensão da China e seus carros elétricos marcarão o ritmo dos próximos anos, porém fabricantes de outros países ainda terão tempo para reagir.

Neste mês dos 25 anos da coluna, um fato positivo e outro negativo. Finalmente, tramita em Brasília na Câmara dos Deputados o projeto de lei de Darci de Matos (PSD-SC) que deve pôr fim a um dos maiores absurdos. Multas não incluídas no Renavam na data da transferência deverão ser cobradas do proprietário anterior. Hoje, o novo dono é obrigado a pagar pelo que não cometeu, simplesmente porque o órgão de trânsito atrasou a atualização das multas.

Um ponto negativo da regulamentação da reforma tributária é o enquadramento sugerido dos automóveis no novo imposto seletivo. Já existe obrigação de reduzir emissões ou eliminá-las no futuro, mas o Governo Federal quer manter automóvel no Brasil como o mais taxado do mundo.

Salão de Pequim mostrou força das marcas chinesas

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Se já se torna difícil concorrer com a grande leva de modelos chineses que não param de ser lançados, imagine em um Salão na capital do país. Claro que muitas das novidades visam o próprio mercado interno de 26 milhões de unidades por ano (10 vezes maior que o brasileiro). Toda essa volúpia de lançamentos, no entanto, esconde um risco que os fabricantes locais não gostam de comentar. A capacidade instalada é aproximadamente o dobro da demanda. Isso obriga a oferecer descontos crescentes e a exportar a qualquer custo, em grande parte coberto por subsídios do governo pouco transparentes para dizer o mínimo.

Há pelo menos 40 novidades na exposição iniciada em 25 de abril até 4 de maio. Várias marcas e modelos são desconhecidos no Ocidente a exemplo de Arcfox Alfa S5, Fangchengbao Speedster Super 9, Lynk&Co 07, Mengshi M-Hunter, Qiyuan E07, Hongqi HQ9, Hyper SS9, Denza Z9 GT, Zeekr Mix, Avatr 1, Haval Raptor, Geely Galaxy e até o exótico carro conceitual voador Xpeng, entre outros.

Um dos que mais chamam atenção é o Xiaomi SU7, primeiro produto da fabricante chinesa de celulares, smart TVs e tablets. Sem nenhuma experiência em produzir automóveis apelou para a BAIC que, além de produzir os Mercedes-Benz na China, tem seus próprios modelos.

Fabricantes ocidentais tiveram presença discreta. Honda Ye GT, P7 e S7 (os dois últimos crossovers); Lamborghini Urus SE (híbrido plugável); BMW Série 4; Mazda EZ6; Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Classe G elétrico; MINI Aceman; Toyota bZ3X; VW ID Code.

As duas marcas que vão produzir aqui, primeiro GWM e depois BYD, também sobressaíram. O SUV híbrido Tank 400 (importado inicialmente), Haval H6 reestilizado (primeiro produto de Iracemápolis (SP) e depois a picape Poer) e Haval H4 são os destaques da GWM no Salão.

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A BYD expôs o carro-conceito Ocean M visando o mercado europeu, a picape média Shark e o sedã médio-compacto King. O plano de negócios da segunda marca chinesa prevê começar a produção no início de 2025 em Camaçari (BA). Estão confirmados os hatches Dolphin e Dolphin Mini, além do SUV Song Plus, a Shark e provavelmente o SUV Yuan Pro.

Stellantis terá um total de 10 lançamentos este ano

Emanuelle Capellano, presidente da Stellantis no Brasil, detalhou a primeira parte do plano da empresa que tem no seu portfólio de produtos fabricados aqui Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot e Ram. Do total de 30 bilhões de 2025 a 2030, R$ 13 bilhões acabam de ser reservados para a unidade fabril mais nova e moderna, em Goiana (PE), inaugurada em 2015. As fábricas de Betim (MG) e Porto Real (RJ) também serão contempladas com aquele amplo investimento.

O conglomerado tem várias opções, incluindo o total de 40 lançamentos neste e nos próximos cinco anos. Todas as soluções técnicas de trem de força estão contempladas desde os motores flex atuais, passando por híbridos básicos, plenos e plugáveis até chegar ao 100% elétrico.

Para o executivo italiano o investimento vai focar no que o mercado brasileiro exigir. “Não adianta oferecer em curto prazo um carro elétrico, se não há poder aquisitivo e nem uma rede de infraestrutura de recarga que facilite as viagens por estradas. Um modelo 100% elétrico hoje custaria R$ 55.000 a mais que um flex convencional. Se for um híbrido plugável, a diferença é de R$ 25.000”, ponderou.

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Para este ano estão confirmados 10 lançamentos. Três já chegaram: a inédita Fiat Titano, mais os modelos 2025 da Jeep, Compass e Commander. Fotos oficiais foram reveladas do inédito SUV cupê Citroën Basalt (está próximo de apresentação pública) e outro SUV, Peugeot 2008, virá da Argentina em breve. Do país vizinho também chegará a versão 2025 do hatch compacto 208, até meados deste ano. O site Autos Segredos aponta que o hatch C3 contará com a nova versão You Turbo 2025. Fabricado em Porto Real, receberá (finalmente) o motor produzido em Betim, Fiat Turbo 200, 130 cv (E)/125 cv (G) e 20,4 kgf·m (E)/(G).

Dos três lançamentos que faltam espera-se pela estreia do primeiro híbrido básico T 270 Bio-Hybrid: deve vir no Compass, no final do ano. A picape Ram Rampage Big Horn e o microcarro elétrico francês Citroën Ami (só circula em espaços fechados) foram citados, respectivamente, pelos sites Autos Segredos e Guia do Carro.

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