A Bridgestone será fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula E a partir da temporada 2026/27, prevista para começar em dezembro de 2026. A empresa desenvolveu o Potenza Gen4 para atender ao novo carro da categoria, capaz de alcançar 335 quilômetros por hora, entregar 600 kW, equivalentes a 815 cavalos, e acelerar de zero a 100 quilômetros por hora em 1,8 segundo.
Potenza Gen4 atenderá carro capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 1,8 segundo

“Nosso retorno a um Campeonato Mundial da FIA representa uma nova e empolgante etapa que traduz a história de paixão e inovação da Bridgestone”, afirma Yasuhiro Morita, presidente global da companhia. Segundo ele, a participação permitirá trabalhar o equilíbrio entre desempenho e sustentabilidade, em colaboração com organizadores, equipes, pilotos, parceiros e público.
O Gen4 adota tração integral ativa permanente e produz torque que amplia as exigências aplicadas aos pneus. Para acompanhar essas características, o Potenza Gen4 foi projetado para oferecer aderência, adaptação às condições de pista e clima e manutenção do desempenho durante as corridas realizadas em circuitos e traçados urbanos.
A fabricante também criou o Potenza Gen4 for Typhoon Tyre para provas disputadas sob chuva. O produto busca manter estabilidade e aderência em pistas molhadas ou com acúmulo de água, complementando o pneu destinado às demais condições encontradas no calendário mundial da competição elétrica.
Cada pneu destinado ao Gen4 recebe uma proporção de 65% de materiais reciclados e renováveis. Entre as matérias-primas estão negro de fumo derivado do óleo de pirólise de pneus descartados e sílica proveniente da casca de arroz. A borracha natural vem de cadeias submetidas a procedimentos de verificação.
Bridgestone assume pneus da Fórmula E na era do Gen4
A produção utiliza energia renovável na eletricidade e no calor empregados pela fábrica. A Bridgestone também informa que adota transportes de baixo carbono para reduzir emissões relacionadas à logística. A Fórmula E será utilizada como ambiente para desenvolver processos aplicáveis posteriormente aos pneus de veículos de passeio e comerciais.
Criada em 2014, a categoria utiliza somente carros com propulsão elétrica e disputa provas em locais como Mônaco, São Paulo e Tóquio. A Fórmula E reúne mais de 400 milhões de fãs e mantém iniciativas digitais e programas como o FIA Girls on Track.
Os pneus foram apresentados em Roma, na Itália, antes do começo do campeonato. O evento reuniu representantes da Federação Internacional de Automobilismo, da Fórmula E, das equipes, pilotos e imprensa. Os participantes também visitaram o Centro Técnico Europeu da Bridgestone e acompanharam etapas do desenvolvimento e da produção.
Além de fornecer pneus para as 21 corridas, a Bridgestone patrocinará etapas na Cidade do México, Berlim, Xangai e Tóquio. As ações ocorrerão entre janeiro e julho de 2027, período que inclui rodadas duplas na Alemanha, na China e no Japão.
A participação retoma a presença da empresa em um campeonato mundial organizado pela FIA e transforma a competição em plataforma de avaliação para materiais, fabricação e desempenho. A temporada terminará nos dias 24 e 25 de julho, em Tóquio, com as duas últimas corridas do calendário. Até lá, o conjunto será avaliado em diferentes pistas, temperaturas e níveis de chuva previstos nas etapas internacionais.







