As avenidas Sapopemba, Jacu-Pêssego, Ragueb Chohfi e Aricanduva estão entre as vias em que mais acontecem os crimes
A Zona Leste de São Paulo lidera o número de roubos de carros na capital, segundo dados da Ituran, empresa de monitoramento de veículos. As avenidas Sapopemba, Jacu-Pêssego, Ragueb Chohfi e Aricanduva estão entre as vias em que mais acontecem os crimes. 40% dos roubos acontecem à noite, das 18 às 23 horas, e em sua maioria (17%) nas quartas-feiras.
Niv Yossef, especialista em segurança e gerente de projetos do Grupo GR, alerta que os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás do veículo. Mas as pessoas devem ficar alerta à aproximação de motocicletas ocupadas por dois indivíduos. O especialista também elaborou algumas dicas para evitar roubos e furtos de veículos.
Confira abaixo as dicas:
– Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.
– Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa.
– Mantenha seu veículo em bom estado, efetuando semestralmente uma manutenção preventiva, desta forma evitará que fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica.
– Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.
– Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.
– Quando suspeitar de alguma coisa procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.
– Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
– Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.
– Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Caso não tenha outra opção, procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
– Não pare para discutir “fechadas” ou “batidinhas”. É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar. Se você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial.
– Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem “milagrosamente” para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.






