Alpha Pesados: Scania e Clariant juntas em projeto para caminhões a etanol
Modelo reduz emissão de CO2 em 92%, na comparação com o veículo a diesel
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A Clariant e a Scania desenvolveram em conjunto projeto inédito de opção mais econômica e sustentável para o mercado de transporte de cargas: a utilização de caminhões movidos a etanol nas operações industriais da empresa em Suzano.
Com a compra de três veículos a etanol e em linha com o plano de priorizar a sustentabilidade em seus negócios, a Clariant torna-se a primeira empresa a utilizar esse produto da Scania na América Latina.
Com a utilização de um aditivo exclusivo fornecido pela Clariant, os três caminhões Scania P 270 4×2 são capazes de reduzir em 92% a emissão de poluentes em comparação a veículos similares a diesel.
“Somos parceiros da Scania na busca por soluções mais sustentáveis. O caminhão a etanol foi a tecnologia escolhida por estar alinhada com um de nossos pilares estratégicos: criar valor com a sustentabilidade”, afirma Manfred Schwarz, diretor de Operações da unidade de negócios Industrial & Consumer Specialties da Clariant para a América Latina. “Com esses caminhões trabalharemos diretamente na redução de emissões de gases de efeito estufa, para o qual temos objetivos claramente definidos.”
“A Clariant faz história com essa escolha. Estamos muito satisfeitos que a empresa tenha reconhecido o potencial do caminhão a etanol. Acreditamos que essa venda se reflita em novas oportunidades para o mercado brasileiro”, diz Mathias Carlbaum, diretor-geral da Scania no Brasil. “A Scania prima pela sustentabilidade; por isso, tem foco em melhor eficiência energética com economia de combustível e redução de CO2. O caminhão a etanol é uma solução para empresas comprometidas em diminuir os impactos ambientais de suas operações de transporte.”
Operação de 35 mil movimentações por ano
Os três caminhões a etanol Scania P 270 4×2 estão trabalhando na fábrica da Clariant em Suzano (SP). Os Ecotrucks, como foram chamados na empresa, realizam o carregamento de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que partem para as entregas aos clientes. Os três Scania P 270 trabalham 24 horas, divididos em quatro turnos nos sete dias da semana.
Nesse processo, cada um deverá fazer pouco mais de 11 mil movimentações por ano, ou seja, quase 35 mil ao todo levando em conta os três veículos. “Optamos por utilizar a frota Scania a etanol em substituição aos caminhões a diesel que faziam essa função. Tendo em vista a quantidade de movimentações e as distâncias percorridas diariamente, nossa expectativa é uma redução anual considerável de emissões. Temos certeza de que essa operação pioneira com combustível renovável será um sucesso”, completa Schwarz.
Aditivos para etanol combustível fornecidos pela Clariant
O etanol combustível ED95 utilizado pelos caminhões da Scania têm em sua composição o aditivo Master Batch ED 95, produzido pela Clariant no Brasil. A produção local foi fundamental para a viabilidade do projeto, otimizando custos e logística. O aditivo permite que motores desenhados para consumir diesel utilizem etanol hidratado ajustando as características do combustível às necessidades do motor para obter um bom funcionamento do veículo.
História do etanol para veículos comerciais no Brasil
Já reconhecida como provedora de soluções a etanol na Europa, a Scania anunciou em 2007 o início dos testes com ônibus movidos com o combustível no Brasil. Após um período de demonstrações em São Paulo, foram anunciadas as primeiras vendas de ônibus a etanol da história do País. A Viação Metropolitana, atual MobiBrasil, comprou 50 unidades, e a Tupi Transportes adquiriu 10 veículos, para operação pública urbana. Em outubro de 2011, durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), a Scania lançou o primeiro caminhão a etanol da América Latina
Mundialmente, a Scania é provedora de soluções sustentáveis e oferece produtos movidos a combustíveis alternativos como biogás, gás natural, gás liquefeito, biodiesel, bioetanol, híbrido diesel e eletricidade, híbrido com ultracapacitor, híbrido etanol com bateria e híbrido Euro 6 diesel e biodiesel. No Brasil, além do etanol, a marca oferece chassi para trólebus e ônibus movido a biometano/GNV.