Connect with us

Outros

MEIO AMBIENTE E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL, FOCOS DA FORD NO SALÃO DE GENEBRA

Published

on

A preocupação com a economia de combustível e com o meio ambiente está presente como tema central nos principais lançamentos da Ford no Salão de Genebra, que abre para o público de 5 a 15 de março. Uma das novidades é o Fiesta ECOnetic, que começa a ser vendido em toda a Europa com motor diesel Duratorq TDCi 1.6 L de 90 cv, que roda 27 km/l e emite apenas 98 gramas de CO2 por quilômetro.
O crossover Kuga também ganha o novo motor Duratec Turbo 2.5 L a gasolina, de 200 cv, e aprimoramentos na versão diesel TDCi 2.0, que faz 16,4 km/l. Seus avanços incluem um “modo de espera” na assistência eletroidráulica da direção e uma lâmpada que indica o momento ideal para a troca de marchas, aumentando a economia e a durabilidade. Na linha Focus, a atração é o novo motor diesel Duratorq TDCi 1.6 L, já adaptado ao padrão Euro V.
A Ford também aproveita o evento para comemorar o sucesso dos novos modelos do Ka e do Fiesta, que continuam a superar o desempenho da indústria com crescimento nas vendas. “A atual linha de produtos da Ford Europa é provavelmente a mais forte da história. A combinação de dirigibilidade, segurança, valor, estilo e apelo emocional agregada aos produtos nos coloca em uma posição privilegiada para enfrentar os atuais desafios do mercado”, diz Ingvar Sviggum, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa.
Na área de novas versões e produtos, destacam-se também os lançamento da modelo europeu da picape Ranger e o novo Focus RS, o mais rápido já produzido na Europa..
Focus RS: 263 km/h
O novo Focus RS, carro mais rápido já produzido pela Ford Europa, é apresentado em sua forma final depois da exibição como conceito nos salões de Londres e Paris, no ano passado. Seu coração é o motor turbo Duratec RS 2.5 L, com potência de 305 cv (a 6.500 rpm) e torque de 44,9 kgfm (entre 2.000 e 4.500 rpm), acoplado a transmissão de seis velocidades. Sistemas de captação e exaustão otimizados ajudam a refrigerar e alimentar o motor.
O novo modelo é um legítimo representante das famílias Ford RS e Focus, uma interpretação moderna de carro de alto desempenho, que não deixa também de ser acessível e prático. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade de 263 km/h. É o carro mais veloz já testado no famoso campo de provas da Ford em Lommel, na Bélgica, à frente até do Ford GT.
Além de bitola 40 mm maior, direção afiada, freios maiores e pneus 235/35 R19, outra inovação é a sua suspensão “RevoKnuckle”, que substitui o tradicional sistema McPherson. Em vez de uma única peça articulada, ela tem duas – uma fixada na estrutura e outra que se movimenta na direção de esterçamento do veículo.
A cabine traz bancos esportivos de couro Recaro, volante de três raios, alavanca de câmbio curta, pedaleiras de alumínio e três mostradores adicionais no painel, incluindo medidor de pressão do turbo.
Novo Focus 1.6 diesel
Outras novidades da linha Focus, campeã de vendas da Ford na Europa, são o motor diesel Duratorq TDCi 1.6 e a câmera de visão traseira oferecida como opcional. Com o novo motor, disponível nas versões de 90 cv e 109 cv, a Ford se antecipa às leis ambientais e torna-se uma das primeiras a atender o padrão Euro V, que entra em vigor em janeiro de 2011. Entre outros aprimoramentos técnicos, ele é equipado com novos injetores, sistema de entrada de ar revisado e sistema de exaustão com sensor de oxigênio.
A câmera de visão traseira, acionada automaticamente quando a ré é engatada, proporciona uma visão ampla e clara na tela colorida de 7 polegadas embutida no painel. Um recurso gráfico adicional mostra ao motorista para onde o carro irá se o ângulo da direção for mantido, com linhas que mudam de cor à medida que os obstáculos ficam mais próximos.
Ranger Européia
O Salão de Genebra serve de palco para a estréia da Ford Ranger no mercado europeu. Produzida na Tailândia, ela estará à venda Mercado Comum Europeu com cabine simples, de dois lugares, cabine dupla com cinco assentos e a chamada RAP (Rear Access Panel), modelo de quatro portas com portas traseiras que se abrem para a frente, sem pilar central, permitindo amplo acesso à cabine.
A linha traz duas opções de motores turbodiesel TDCi: o 2.5 L, com 143 cv e torque de 33,6 kgfm, e o 3.0 L, com 156 cv e 38,7 kgfm, ambos com torque máximo a apenas 1.800 rpm. O câmbio tem as opções manual ou automática, de cinco marchas, com tração 4×2 ou 4×4.