A Exposição “Fusca – 50 anos de Brasil” reunirá colecionadores, artistas plásticos, jornalistas e amantes do Fusca, em São Paulo
A Volkswagen do Brasil comemora os cinquenta anos do Fusca no Brasil com a exposição “Fusca – 50 anos de Brasil” e o lançamento de selo e carimbo alusivo à data. A solenidade acontece hoje, dia 18 de fevereiro, na Volkswagen Haus, showroom da marca em São Paulo. Além da cerimônia de lançamento do selo e do carimbo dos 50 anos do Fusca brasileiro, os convidados terão a oportunidade de apreciar modelos que marcaram época, como os veículos de 1959, 1965, 1974 e 1986.
O primeiro Fusca, na época chamado de “Volkswagen de Passageiros”, saiu da linha de montagem da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo no dia 3 de janeiro de 1959. De 1950 até 1996, último ano de produção do modelo, foram vendidas 3,1 milhões de unidades do automóvel.
O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao “besouro”; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o VW-1600 com quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.
Ícone da índustria automobilística brasileira, o Fusca foi homenageado com um dia oficial em comemoração ao modelo. Dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca, instituído pela Volkswagen em conjunto pelo então Sedan Clube, no final dos anos 80, em homenagem aos fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou o dia 20 de janeiro como Dia Municipal do Fusca, instituído pela Lei Municipal nº 12.202/96.
Primeiros tempos
A partir de 1953, os primeiros Fuscas foram montados em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era montado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi iniciada na fábrica da Anchieta de onde saíram as primeiras unidades do Fusca brasileiro.
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).
O primeiro Fusca, na época chamado de “Volkswagen de Passageiros”, saiu da linha de montagem da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo no dia 3 de janeiro de 1959. De 1950 até 1996, último ano de produção do modelo, foram vendidas 3,1 milhões de unidades do automóvel.
O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao “besouro”; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o VW-1600 com quatro portas, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.
Ícone da índustria automobilística brasileira, o Fusca foi homenageado com um dia oficial em comemoração ao modelo. Dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca, instituído pela Volkswagen em conjunto pelo então Sedan Clube, no final dos anos 80, em homenagem aos fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou o dia 20 de janeiro como Dia Municipal do Fusca, instituído pela Lei Municipal nº 12.202/96.
Primeiros tempos
A partir de 1953, os primeiros Fuscas foram montados em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era montado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi iniciada na fábrica da Anchieta de onde saíram as primeiras unidades do Fusca brasileiro.
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).