Connect with us

Outros

30 anos de juventude: a Classe G

Published

on

Há 30 anos foi iniciada a produção da Classe G da Mercedes-Benz. A fábrica, sediada em Stuttgart, apresentou esse robusto fora de estrada ao público em 1979 e, desde então, já entregou cerca de 200.000 unidades da Classe G a clientes do mundo todo. A aparência continua, substancialmente, a mesma desde seu lançamento e sua construção garante a esse Mercedes-Benz um status cult no mundo automotivo.
Essa família de modelos, reconhecida como a melhor do segmento off-road, leva o sucinto prefixo “G” além da estrela da Mercedes e já venceu até mesmo o competitivo Rali Paris-Dakar. O modelo é também vitorioso nas votações de leitores e representa o grupo da família SUV da Mercedes-Benz, que atinge cinco séries de modelos. Equipada com all-wheel drive, sistema de tração controlado eletronicamente 4ETS, ESP®, uma caixa de mudanças com três bloqueios do diferencial selecionáveis, a Classe G garante altos níveis de segurança para condução off road.
“Vendemos 200.000 exemplares do “G” até o momento. Além disso, o veículo está obtendo mais sucesso do que nunca, e os clientes nos deixam ainda mais entusiasmados. Talvez estejamos celebrando outro grande marco dentro de dez anos” afirma Dieter Zetsche, Chairman do Board of Management do Grupo Daimler AG e Responsável pela Divisão de Automóveis Mercedes-Benz.
História sem fim, iniciada em 1972
O desenvolvimento de um veículo off-road começou em 1972, com um contrato de parceria entre a Daimler-Benz e a Steyr-Daimler-Puch de Graz, na Áustria. Em 1975 foi tomada a decisão de começar a produção em série e construir novas instalações de produção em Graz, onde a Classe G ainda é em sua maior parte montada até hoje. Após renovações contínuas do modelo, um importante passo foi dado em 1989, quando a família G ganhou um novo membro. Somando-se ao modelo original, com a designação de série 460, a linha foi aumentada com os modelos 463. A nova e permanente tração total, all-wheel drive, bloqueios do diferencial no eixo dianteiro e traseiro, que atualmente são equipamentos de série, e um diferencial central, são itens que representam o avanço técnico desse automóvel. O ABS também foi disponibilizado como opcional. Já o interior totalmente redesenhado impressiona com novos itens de conforto, tais como bancos, painéis internos da carroceria, console ce ntral, painel de instrumentos e um revestimento de madeira exótico.
Classe G EDITION 30 – modelos especiais marcam o aniversário
O fato de que a Classe G foi projetada para operações em terrenos difíceis fica claro na edição especial 30.PUR baseada no G 280 CDI da série G 461. Com o pacote opcional Off-road 1 ou Off-road 2, o EDITION30.PUR G pode, por exemplo, ser equipado com pneus para todo tipo de terreno. No interior há quatro bancos individuais estofados com tecido de alta resistência ou couro artificial, piso com tapetes de borracha no compartimento de passageiros e aberturas de drenagem nos locais dos pés.
Com entreeixos longo, o G 500 L se distingue por seu acabamento e rodas de liga leve, além das letras EDITION 30. O interior impressiona com o couro na cor chablis e no revestimento em madeira Álamo antracita.
Uma completa gama para os fãs do “G”
A família de modelos atualmente possui três versões de carroceria (automóvel com entreeixos curto, automóvel com entreeixos longo e conversível), que podem ser combinados com o econômico motor CDI V6 que desenvolve 224 cv, ou o motor V8 a gasolina de 5,5 litros com 388 cv. O top de linha é o G 55 AMG, com entreeixos longo e motor V8 que desenvolve 507 cv.
A geração da Classe G possui sistema viva-voz com Bluetooth para o celular e uma nova interface, que conecta uma fonte externa de música com o sistema eletrônico de bordo e com o sistema de comando do veículo.
G 55 AMG: um veículo off-road com o coração de um carro esportivo
O mais luxuoso modelo da Classe G é o G 55 AMG, equipado com um motor V8 de 5,5 litros e 507 cv. Sinônimo de alta performance, o G 55 AMG acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos, e possui uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h.
A versão AMG também é referência quando se trata de segurança e conforto na direção. O programa eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Program – ESP®) possui um módulo de comando altamente eficiente. O G 55 AMG também é equipado com o “Hill Start Assist”, um sensor capaz de detectar se o veículo está em um aclive e manter acionada a pressão sobre os freios.
Com rodas de liga leve de 19 polegadas, o G 55 AMG chama a atenção e se distingue pelo refinamento do design. Os pneus de tamanho 275/55 R 19 preenchem os arcos das rodas com um efeito impressionante. Os dois tubos cromados do sistema de escapamento esportivo AMG são um indicador da capacidade de potência que reside no motor.
O modelo tem ainda uma exclusiva personalidade interna com o revestimento do teto em Alcântara e interior em couro. Os bancos opcionais climatizados garantem maior conforto. O G 55 AMG também é equipado com a telemática da mais recente geração do “COMAND APS” da Mercedes-Benz.
Blindado: Mercedes-Benz G-Guard
Outro destaque da linha é o G-Guard baseado no automóvel de entreeixos longo G 500. Totalmente blindado, com proteção especial, ele tem certificado para proteção da Classe B6 ou B7 contra ataques com pistolas, revólveres e cargas explosivas de proporções definidas.
As características normais de alta proteção do G-Guard B7 incluem um tanque de combustível protegido contra explosões, um sistema de comunicações e alarme, pneus com sistema de monitoramento de pressão e um sistema “Rodgard” para rodar mesmo estando furado, além de um sistema de partida emergencial. O peso bruto de 4.300 quilos considera uma suspensão modificada, eixos reforçados e um sistema de frenagem adaptado. No interior confortável, são equipamentos de série o revestimento de Alcântara do teto e bancos individuais com controles elétricos de temperatura e posição.