Connect with us

Outros

Chevrolet Vectra está de volta à Stock Car

Published

on

Serviço diferenciado é referência no segmento

Imprensa GM

O Chevrolet Vectra, modelo que serviu de base para a carenagem da Stock Car entre 2000 e 2003, está de volta à principal categoria do automobilismo brasileiro na temporada 2009, que terá a primeira de suas doze corridas realizada no próximo domingo, dia 29, no autódromo de Interlagos (SP). O modelo da Chevrolet substitui o Astra Sedã, que foi o modelo usado pela Chevrolet na Stock Car entre 2004 e 2008.

Advertisement
Em 2009 a Stock Car desenvolveu um carro totalmente novo, com chassi tubular mais moderno e seguro, e mantendo o motor V8 norte-americano. Dos 32 carros que disputarão a Copa Nextel – série principal da Stock Car -, 16 ‘vestem’ a carenagem baseada no Chevrolet Vectra “Next Edition”, e outros 16 têm a carenagem baseada em um modelo Peugeot.

“A volta do Vectra “Next Edition” à categoria mais importante do automobilismo nacional é a prova inequívoca de que a imagem esportiva da Chevrolet sempre fez parte de seu DNA”, afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

“A substituição da carenagem do Astra pelo Vectra tem uma simples explicação. Líder absoluto em seu segmento o Astra continua como um modelo de destaque pela sua ótima relação custo/benefício e robustez. Precisávamos, agora, dar ainda mais ênfase ao Vectra, basicamente, por dois motivos: a evolução do modelo em design com a chegada do versão “Next Edition” e por, atualmente, o segmento de sedãs médios ser o mais concorrido do mercado brasileiro, com quase vinte modelos”, afirma Marcos Munhoz, diretor de Vendas e Marketing da Chevrolet no Brasil. Segundo o executivo, a Stock Car é uma ferramenta de marketing muito importante para nós e por isso faz parte também da estratégia de divulgação dos produtos Chevrolet.

Nos primeiros treinos coletivos do novo Stock Car, realizados terça e quarta-feira (dias 24 e 25) em Interlagos, os Vectra do Chevrolet Power Team fizeram os três melhores tempos, com Ricardo Maurício (Eurofarma RC, 1min39s245), Max Wilson (Eurofarma RC, 1min39s390) e Thiago Camilo (Ipiranga Vogel, 1min39s580).

A Stock Car está em sua 31ª temporada consecutiva, e desde sua criação, em 1979, sempre com o envolvimento da Chevrolet, que teve seus modelos como os únicos nas pistas entre 1979 e 2004. Em 2005 a categoria tornou-se multimarcas.

Advertisement
HISTÓRICO

Entre 1979 e 1993 a Stock Car correu com três modelos diferentes do Chevrolet Opala – o carro de rua mexido (1979-1986), uma carenagem sobre o chassi original (1987-1989) e um protótipo monobloco (1990-1993). Em 1994 entrou em cena o Chevrolet Omega adaptado para competição. Em 2000 a Stock Car deu um grande passo a frente em termos de segurança e tecnologia com a adoção de um chassi tubular, sobre o qual era montada a carenagem de um Vectra, ainda com o motor de seis cilindros. O propulsor V8 de cerca de 450 cavalos chegou à principal categoria do automobilismo nacional em 2001. Em 2004 a carenagem do Astra Sedan substituiu a do Vectra, que volta em 2009 com um modelo mais moderno.

EQUIPES E PILOTOS DO CHEVROLET POWER TEAM

Medley Mattheis – Xandinho Negrão e William StarostikVogel – Thiago Camilo e Paulo SalustianoRC – Max Wilson e Ricardo Mauricio Boettger – Alceu Fledmann e Luciano BurtiAMG – Átila Abreu e Liko Kaesemodel Pamplona’s – Duda Pamplona e Nono FigueiredoHot Car – Popó Bueno e Norberto GresseAction Power – Marcos Gomes e Pedro Gomes

RAIO-X DO CARRO

Advertisement

Chassi: tubular – tubos de molibdênio sem costuraMotor: V8 com 480 CV e 63KGF de torqueCarroceria: Fibra de vidroAcabamento interno: Fibra de CarbonoCâmbio – XtracDiferencial – XtracPneus: Goodyear 25,5 x 10,5 – R18Disco de Freio: FremaxPastilhas: EcopadsPinças de freio: AP Racing