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Equipe ING Renault F1 Team desvenda o funcionamento e os segredos do “KERS”
Fonte: Imprensa Renault
A abreviatura KERS significa “Kinetic Energy Recovery System”, ou Sistema de Regeneração de Energia Cinética. Para as equipes da Fórmula 1, trata-se de um dos maiores desafios técnicos desta temporada e também, uma grande incógnita. A equipe ING Renault F1 Team explica a seguir como é o funcionamento e os segredos desta nova tecnologia. A função do KERS é o de armazenar numa bateria ou em um volante do motor – um dos componentes responsáveis por ligar o motor ao câmbio – a energia produzida pela frenagem, para que a mesma possa ser reutilizada no momento da aceleração do carro. O uso do KERS em 2009 é optativo, mas será obrigatório a partir do próximo ano. O regulamento técnico desta temporada estabelece ainda que o KERS não deverá produzir potência superior a 60 kW, ou algo equivalente a 80 cv, quando o piloto acionar o sistema por meio de um botão no volante de direção. O KERS representa um grande passo à frente em termos de recuperação de energia. Sua inovação reside no fato de desenvolver motores elétricos capazes de oferecer potência extra, com um sistema de dimensões e peso mínimos, E, talvez no futuro, venha a ser mais uma contribuição da F1 à engenharia automobilística mundial.