Outros
GM Powertrain, no Brasil, tem novo diretor de engenharia de produto
Paulo Riedel substitui Vicente Lourenço, que se aposentou após 38 anos de companhia
Imprensa GM
O engenheiro mecânico Paulo Alexandre Riedel é o novo diretor de engenharia de produto da GM Powertrain LAAM (região que engloba a América Latina, África e Oriente Médio), no Brasil, em substituição ao também engenheiro mecânico Vicente Lourenço, que se aposentou após 38 anos de companhia.
Riedel, de 49 anos, é o responsável pela equipe de profissionais da GM Powertrain que desenvolve e valida motores que já equipam ou vão equipar os veículos da marca Chevrolet vendidos no Brasil ou exportados para outros países.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, Paulo Riedel ingressou na General Motors do Brasil em 1983, como estagiário no grupo de Engenharia de Motores e Transmissões, onde, posteriormente, foi efetivado como engenheiro de projeto responsável pelas transmissões do Opala e Chevette.
Nos Estados Unidos, Riedel foi responsável pela calibração e validação de motores
Em 1987 assumiu a função de calibrador de motores no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), e em 1991, ele foi transferido para a GM dos Estados Unidos, onde foi responsável pela calibração e validação dos motores da Família II (2.2 litros) aplicadas nos Omega e Pontiac Sunbird. Em 1993 foi designado para ser engenheiro sênior de desenvolvimento, calibração e validação de motores Família I.
Em 1997, Paulo Riedel assumiu a função de gerente do grupo de Desenvolvimento, Calibração e Validação e Laboratório de Emissões na GM Powertrain, onde liderou o desenvolvimento das aplicações Flexpower. Em 2007, foi transferido para os Estados Unidos onde atuou como gerente de engenharia junto ao Laboratório de Motores e Engenharia Avançada da GM Powertrain North America.
Na estrutura global, Paulo Riedel responde a Daniel Hancock, vice-presidente global de engenharia da GM Powertrain, e localmente para Adhemar Nicolini, diretor-geral da GM Powertrain LAAM.
GM Powertrain completou 51 anos de operação no Brasil em fevereiro de 2009
A GM Powertrain completou no mês de fevereiro 51 anos de Brasil, instalada inicialmente no Complexo Automotivo de São José dos Campos (SP) e hoje presente também em São Paulo, São Caetano do Sul e Indaiatuba.
Responsável pelo desenvolvimento e produção dos motores dos veículos da Chevrolet e até para os OPC da Opel, a divisão européia da GM, a GM Powertrain também faz parte da história da indústria autombilística do Brasil.
Nesse período, a GM Powertrain produziu motores grandes, pequenos, participou do Pró-Álcool, do desenvolvimento e viabilização dos 1.0 litro. A empresa também destacou-se no desenvolvimento dos motores flex fuel e dos combustíveis alternativos. Fabricou desde o motores 261, da picape Chevrolet Brasil até os modernos Flexpower e Econo.Flex.