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Investimentos reforçam a liderança tecnológica da Fiat na América Latina

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Fonte: Imprensa Fiat

Um vigoroso salto de produtividade e competitividade, em um novo patamar tecnológico, consolidando a importância da fábrica da Fiat em Betim no posicionamento global do Fiat Group Automobiles (FGA), como principal polo de desenvolvimento de produtos da marca na região latino-americana. Esse é o novo cenário que resultará em 2010, com a conclusão dos investimentos iniciados em 2008 e que somam recursos de R$ 5 bilhões. Além da expansão da capacidade de produção de automóveis, para 800.000 veículos/ano, os investimentos contemplam também a plena capacitação tecnológica em todas as etapas do processo de desenvolvimento, do design aos protótipos, além da permitir a contínua adoção de inovações na gama vencedora de produtos Fiat.

“A Fiat mantém sua aposta no Brasil e em toda a América Latina como uma região estratégica para o futuro da indústria automobilística, e está investindo com o objetivo de assegurar a sua posição de liderança em todos os mercados em que atua”, afirma Cledorvino Belini, presidente da Fiat na América Latina.

Para garantir que esta projeção se transforme em realidade o quanto antes, cerca de 800 pessoas trabalham nas obras de expansão da fábrica de Betim, simultaneamente aos 15 mil colaboradores diretos da fábrica. Quem visita a fábrica de Betim, mesmo acostumado com o ritmo intenso da indústria automobilística, não deixa de se surpreender com a efervescência das atividades: enquanto a linha de montagem trabalha com afinco na produção, toneladas de estruturas metálicas e de concreto transformam-se em novos galpões, guindastes e homens instalam novos equipamentos, e a cada dia a realidade do complexo de Betim ganha uma configuração – desde já considerada como uma das maiores fábricas de automóveis do mundo, tanto em capacidade quanto em produção.

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Os números do canteiro de obras são expressivos: até a conclusão do projeto, as construções consumirão nada menos que 60 mil metros cúbicos de concreto, o suficiente para preencher 50 campos de futebol com 15 centímetros de altura. A estrutura metálica utilizada nas colunas e no suporte da cobertura dos novos galpões é formada por 4 mil toneladas de aço, o equivalente a 2,4 mil quilômetros de tubos de uma polegada – mais que a distância entre Belo Horizonte a Teresina, no Piauí. Os 80 mil metros quadrados de telhas dos galpões cobririam toda a extensão de cinco ginásios do tamanho do Mineirinho, em Belo Horizonte. Para coordenar as empresas de construção civil e de estruturas contratadas para erguer as obras, a Fiat mobilizou um contingente de engenheiros, especialistas e técnicos dedicados à gestão dos projetos. “Parte das obras já foi concluída em 2008 e toda a expansão estará concluída até 2009”, afirma Victor Ambrosi, diretor-adjunto de Tecnologia Industrial América Latina.

Os resultados dos investimentos na produtividade já são contabilizados. Na área de pintura, 33 robôs de última geração já estão em operação, dando mais agilidade e qualidade ao fluxo produtivo, onde antes era um dos pontos de “gargalo”. Ganha também o meio ambiente, com menores emissões de gases na atmosfera.

As obras civis dos novos galpões das áreas de prensas e de funilaria já estão prontas, e os equipamentos já estão a caminho. Na Oficina de Prensas, duas novas linhas de estampagem de alta produtividade estão sendo montadas no novo galpão de 13,9 mil metros quadrados, já concluído. Somente para a abertura dos enormes fossos, foram utilizadas 6,5 toneladas de explosivos. Cada fosso tem 48 metros de comprimento, 21 de largura e sete de profundidade – o equivalente ao volume de seis piscinas olímpicas.

Uma das linhas de prensa a ser instalada já desembarcou no Porto do Rio e deverá chegar a Betim ainda em fevereiro, transportada por um comboio de 300 carretas. As máquinas serão capazes de estampar 15 peças por minuto, o dobro do que é feito hoje.

Para abrigar tanto volume de material, um novo galpão de estocagem, com 9,6 mil metros quadrados, foi construído na lateral oposta do galpão original. Em consequência, foi preciso “transferir” o posto de combustível que abastece a fábrica para o outro lado da via, próximo à Portaria 3.

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Logística

Tamanha transformação na área de 2,2 milhões de metros quadrados da planta de Betim demanda também um novo planejamento logístico para o fluxo de pessoas, veículos e mercadorias, dentro e fora dos galpões. As vias internas e a avenida perimetral, que contorna a área da fábrica, foram ampliadas, para facilitar o trânsito. Com a expansão, uma nova portaria – a de número 8 – foi construída, para distribuir melhor o fluxo de caminhões para a Funilaria e Prensas.
Com a nova portaria, a Ilha Ecológica, uma área considerada estratégica no modelo de sustentabilidade da Fiat, também ganhou melhorias em sua infraestrutura, com ganhos no fluxo de materiais para reciclagem e maior capacidade de armazenagem. Atualmente, a Ilha Ecológica prepara para a reciclagem cerca de 15 mil toneladas de resíduos, entre papel e papelão, madeira, plásticos, metais e outros materiais.
Além de ampliar a capacidade de circulação nas vias dentro e fora da fábrica, o plano de obras logísticas contemplou também o alargamento da via principal da Montagem, para melhorar o trânsito interno de caminhões e veículos industriais que abastecem a produção em regime de just in time, facilitando a saída dos automóveis montados na Linha 4 (Stilo, Doblò e Idea). A complexidade desta obra foi ainda maior para não prejudicar o ritmo de produção, já que foi necessário fazer a transposição das tubulações de ar, água industrial, vapor, combustível, água potável e outros insumos que passam pelo local para um novo corredor, externo ao galpão.

Tecnologia

Os objetivos do plano de expansão da Fiat não se restringem ao aumento da produção física. Parte considerável dos recursos está sendo aplicada na “inteligência Fiat”, que é a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e a capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. A Engenharia do Produto já está trabalhando em um novo prédio, com 2,4 mil metros quadrados, ao lado do Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, que também está sendo expandido. O Centro Estilo, onde são criadas as soluções de design dos carros Fiat, já conta com uma Cabine de Pintura, específica para o desenvolvimento de protótipos. Além da cabine, foi instalado também o “Mix Machine”, um espaço para o desenvolvimento de cores de carroceria e de novos materiais. E acaba de ganhar uma nova “Sala Virtual” (mais informações no detalhamento do Polo de Desenvolvimento).

É a combinação desses investimentos, tanto em infra quanto em superestruturas, que irá assegurar à Fiat sua competitividade no concorrido mercado automobilístico, não apenas com grande escala de produção, mas também com alto conteúdo tecnológico e de inovação.

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