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LIVINA: PRIMEIRO VEÍCULO DE PASSEIO FLEX PRODUZIDO PELA NISSAN NO BRASIL

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Novo modelo consolida estratégia da montadora no País e desafia concorrentes com seus diferenciais de espaço, performance e consumo

Imprensa Nissan

Um carro com tecnologia japonesa, produzido por brasileiros para brasileiros. Este é o Livina, novidade da Nissan que começa a ser comercializada dia 23/03 e marca a entrada da montadora no segmento de monovolumes. Primeiro carro flex fuel produzido nacionalmente pela Nissan, dentro do Complexo Industrial da Aliança Renault-Nissan, o Livina combina características únicas de espaço, performance e consumo de combustível.

Sucesso de vendas na China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas, onde já foram produzidas e comercializadas mais de 100 mil unidades desde o seu lançamento, o primeiro integrante da família Livina, carro global da Nissan, chega agora ao Brasil, primeiro país da América Latina a receber o veículo.

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Localmente, o Livina foi exposto ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2008. Durante o evento, o presidente da Nissan Mercosul Thomas Besson destacou que, com o Livina, a empresa passa a oferecer uma linha mais acessível e com excelente custo-benefício ao mercado brasileiro, com toda a tecnologia e qualidade dos carros da gama Nissan. O novo modelo é destaque no segmento de monovolumes por oferecer o maior espaço interno da categoria – inclusive com o maior porta-malas (449 litros) –, motor mais potente (126cv a 5.200 rpm) e baixo consumo de combustível.

Com esses atributos, o Livina representa a entrada da Nissan no segmento de maior margem de crescimento dentro dos veículos de passageiros. Só em 2008, o mercado de carros compactos (incluindo todas as carrocerias e populares 1 litro) representou 1.854.556 unidades ou 79% do total de carros de passeio vendidos no País. Dentro dessa fatia, a sub-categoria dos concorrentes diretos do Livina (Meriva, Idea, New Fit e Spacefox) foi responsável por 14% dessas vendas, com 254.218 unidades vendidas. Para a Nissan, essa avaliação representa ganhos reais de mercado. Com os atuais modelos comercializados no Brasil, a montadora compete em 19% do mercado nacional total. A partir da introdução da família Livina, a empresa passará a concorrer em segmentos que respondem por 30% do mercado brasileiro.

“Em linhas gerais, o segmento de monovolumes possui veículos de bom espaço interno, com desempenho e consumo mediano. Apresentamos o Nissan Livina como um carro com diferentes padrões e características únicas”, afirma Tai Kawasaki, vice-presidente Comercial. “Em termos de tamanho e espaço, ele pode concorrer com um segmento superior, mas com a acessibilidade em custo e consumo é comparado aos monovolumes”, completa o executivo.

“A produção e venda do Livina no Brasil em 2009 são importantes estratégias da Nissan para o mercado nacional. Há apenas oito anos no País, somos uma marca jovem localmente, e vemos o cenário brasileiro com otimismo e potencial para nosso crescimento”, afirma Thomas Besson.

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Ainda segundo o presidente, a chegada do veículo reforça um dos pilares do plano de expansão da companhia no Mercosul, que visa ao aumento da gama de modelos disponíveis na região até o final deste ano. “O Nissan Livina é muito importante nesse contexto de expansão dos negócios e consolidação da marca no Brasil. É o terceiro veículo de passeio que oferecemos ao mercado nacional, o que mostra que temos tecnologia e know how para entregar qualidade em diferentes segmentos”, reforça. A previsão da montadora é chegar ao final de 2009 com 7.200 unidades vendidas do novo modelo, uma média de 800 unidades vendidas ao mês (em 9 meses).