A Pirelli revelou os pneus que serão utilizados na primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK) 2026, que acontece em Phillip Island Grand Prix Circuit, na Austrália. A vigésima terceira temporada da fabricante como fornecedora exclusiva da competição começa após dois dias de testes de pré-temporada, nos quais Nicolò Bulega, no WorldSBK, e Jaume Masiá, no WorldSSP, se destacaram com os melhores tempos.
Novas soluções de pneus estreiam em circuito australiano desafiador em Phillip Island

“Phillip Island é sempre um circuito muito exigente para os pneus por conta de seu traçado particular e das temperaturas extremas que o asfalto pode atingir nos dias mais quentes — duas características que podem gerar elevado estresse termomecânico”, afirmou Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli.
Para o fim de semana de corrida, os pilotos do WorldSBK terão duas soluções de slick dianteiro — SC1 macio e SC2 médio — e três traseiras: o D0922, já utilizado nos testes, o novo médio E0829 e o macio E0125, este último restrito a treinos e classificações. No WorldSSP, o D0922 será a única solução traseira disponível, mas com a novidade de adotar as mesmas medidas de pneus do WorldSBK, incluindo o traseiro 200/60 e o dianteiro 125/70.
Barbier destacou que a nova solução traseira E0829 foi desenvolvida para oferecer performance mais consistente ao longo da distância de corrida. “Com base na experiência adquirida nas últimas temporadas, desenvolvemos para a classe WorldSBK uma nova solução traseira em composto médio, a especificação E0829, que deve oferecer performance mais consistente em comparação com a especificação D0922, que foi a referência em testes e corridas em 2025”, explicou.
No WorldSSP, pela primeira vez, os pilotos utilizarão pneus traseiros 200/60, normalmente prerrogativa do WorldSBK, em substituição ao 190/60. Na dianteira, poderão escolher entre o SC1 nas medidas 120/70 ou 125/70. “Essas dimensões permitem dissipar o calor de forma mais eficaz, graças a uma maior superfície de troca térmica com o asfalto, reduzindo o risco de superaquecimento”, acrescentou Barbier.
Pirelli anuncia pneus para abertura da temporada WorldSBK 2026

Os testes realizados na segunda e terça-feira em Phillip Island confirmaram o bom desempenho da Ducati Corse. Nicolò Bulega, da Aruba.it Racing – Ducati, registrou o melhor tempo no WorldSBK com 1min28s630, enquanto Jaume Masiá, da Orelac Racing Verdnatura, liderou o WorldSSP com 1min32s525.
Barbier concluiu ressaltando o trabalho das equipes nos dias de preparação. “Nos dois dias de testes que antecederam o fim de semana de corrida, pilotos e equipes trabalharam bem, e estamos confiantes de que conseguirão encontrar o melhor acerto para administrar o desgaste dos pneus, que nesta pista é sempre muito acentuado.”
Com essas novidades, a Pirelli reforça sua estratégia de oferecer soluções adaptadas às condições extremas do circuito australiano, garantindo opções que equilibram desempenho, segurança e durabilidade para os pilotos das duas categorias.






