Connect with us

Outros

POLO DE DESENVOLVIMENTO GIOVANNI AGNELLI

Published

on

No Brasil, o mais completo centro de tecnologia automotiva

Fonte: Imprensa Fiat

A cada novo veículo lançado, a Fiat surpreende o mercado com inovações e conteúdos tecnológicos inéditos em seus produtos. O reconhecimento da Fiat como a montadora que mais tem ampliado o acesso do consumidor brasileiro a produtos com cada vez mais tecnologias e novas soluções de design é devido, em grande parte, à consolidação do Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Inaugurado em 2003, com a reunião das diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento do produto da empresa, o Polo tem recebido constantes investimentos para assegurar à Fiat a plena capacitação no desenvolvimento integral de um novo veículo, desde o conceito de design até a fabricação dos protótipos e testes para validação de soluções técnicas. Cerca de 800 engenheiros e técnicos, dedicados à inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e conceitos de design trabalham no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli.
Advertisement

Sua construção e equipamentos absorveram investimentos iniciais de R$ 400 milhões. Desde então, vem recebendo sucessivos aportes no aperfeiçoamento de sua estrutura. “Os investimentos da Fiat na pesquisa e no desenvolvimento de produtos mostram que a Fiat está com o pensamento voltado para o futuro, para garantir uma participação perene no mercado, com produtos desenvolvidos com a mais moderna tecnologia”, afirma o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini.

O Polo Giovanni Agnelli capacita a Fiat brasileira com toda a tecnologia necessária para projetar um automóvel integralmente e propor soluções inteligentes e inovadoras para o setor automobilístico. Para tanto, as diversas áreas foram dotadas de laboratórios com recursos de última geração, capazes de realizar simulações e testes dinâmicos em escala real que permitem desenvolver veículos com qualidade, sustentabilidade, inovação e segurança.

Aliado aos equipamentos de ponta e modernas técnicas está o talento humano, essencial ao processo de concepção e desenvolvimento dos veículos. Técnicos e engenheiros pesquisam novas tecnologias e analisam as melhores soluções para garantir comodidade aos consumidores e respeito ao meio ambiente.

O know how do centro de desenvolvimento da fábrica de Betim é comparável com o que há de mais avançado no mundo. Uma capacitação que representa um ganho competitivo para a Fiat e também para a sua rede de fornecedores. No Polo Giovanni Agnelli é possível realizar testes em diferentes tipos de componentes do novo projeto, o que amplia também as sinergias com a matriz, na Itália.

A área recebeu o nome de Giovanni Agnelli, em homenagem ao grande responsável pela presença da Fiat no Brasil, falecido em fevereiro de 2003. Agnelli esteve presente desde as primeiras negociações para a instalação da Fiat em Betim, no início dos anos 70.

Advertisement

O Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli é o mais completo centro de desenvolvimento da Fiat fora da Itália. E toda a complexidade que abrange a concepção de um automóvel está presente nos vários estudos e experimentos realizados ali.

A pesquisa constante é um dos princípios fundamentais da área. Por isso, o Polo mantém interação com universidades e outros centros de ensino, incentivando o aprimoramento e a especialização do capital humano, além de estudos em áreas de interesse comum.

O Polo foi implementado a fim de ser um centro de engenharia apto a conseguir respostas rápidas, eficientes e adequadas ao mercado brasileiro. Além da autonomia em relação à matriz, foi criado para avançar tecnologicamente, propondo soluções que surpreendam e encantem os clientes.