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Como são elaboradas as rotas para navegadores GPS

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Imprensa Robotron

Atualmente ir para qualquer lugar, seja shoppings, supermercados, postos de gasolina ou para o endereço de um amigo ficou muito mais fácil com os aparelhos de navegação GPS, que indicam o melhor caminho para chegar aos locais mais distantes e difíceis de achar. Mas uma pergunta intriga até os motoristas mais distraídos: como são elaboradas as rotas que são disponibilizadas aos navegadores GPS?
No caso dos navegadores Rota GPS e Rota GPS 4.3, fabricados pela Robotron Automação e Tecnologia, a empresa Destinator é a responsável pelo fornecimento do software com os mapas que levam os usuários do Rota GPS a qualquer endereço ou pontos de interesse já previamente marcados, como bares, restaurantes, cinemas, hotéis entre vários outros.
Os pontos de interesse são pré-carregados no aparelho GPS. Os pontos são conteúdos incluídos no navegador com base em uma avaliação do local por uma equipe especializada. Mas a tendência é que, com o tempo, esses serviços passem a ser online e permitam aos usuários acessar, por exemplo, a programação semanal de salas de cinema. Na Europa, parcerias de empresas que fornecem softwares de navegação com cadeias hoteleiras permitem que os motoristas saibam, por exemplo da disponibilidade de quartos, categoria e que cartões de crédito são aceitos.
Quanto aos mapas dos navegadores, os satélites, como muitos pensam, não são os responsáveis pela geração das rotas. Na verdade, profissionais das empresas de softwares é que são incumbidos da tarefa de registrar cada caminho. A captura e a digitalização de rotas, assim como o reconhecimento de todas as vias que compõem uma cidade, são feitas por cartógrafos e geógrafos que dirigem pelas cidades com o objetivo de registrar visualmente as ruas, avenidas e pontos de interesse. No Brasil, 1.294 cidades já foram percorridas e os mapas são atualizados constantemente. Um detalhe importante é que apenas informações públicas são reproduzidas no mapa digital e ruas que não tenham sinalização pública não são inseridas. Além disso, algumas peculiaridades precisam ser observadas, como a presença de favelas, por exemplo, para que o usuário não seja levado a um local de alta periculosidade. Diante disso, quando o motorista se aproxima dessas regiões, recebe orientação de contornar a área.
Um mapa digital pode ter centenas de atributos, como sentidos de direção, faixas de rolagem, velocidade máxima, cruzamento em nível, numeração lado par e lado ímpar, presença de pontos de interesse e muitos outros.