Renault Symbol ganha mais uma opção de motorização: 1.6 8V Hi-Torque

Renault Symbol ganha mais uma opção de motorização: 1.6 8V Hi-Torque

Imprensa Renault

A Renault do Brasil apresenta a mais nova versão do sedã compacto premium da marca, o Renault Symbol. A partir de agora, o modelo passa a contar com mais uma opção de motorização, a 1.6 8V Hi-Torque. A disponibilização desse propulsor deixa o Renult Symbol com uma relação custo-benefício ainda mais atraente, item importante num segmento cada vez mais competitivo e que já representa quase 17% do mercado nacional.

O Renault Symbol 1.6 8V Hi-Torque será comercializado numa única versão de acabamento Expression, ampliando o leque de opções dos consumidores sem abrir mão das linhas elegantes e do bom nível de equipamentos de série, que inclui, entre outros itens, ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag duplo.

Segundo Vanessa Castanho, Gerente de Marketing Produto – Veículos Médios – da Renault do Brasil, o novo Symbol Expression equipado com a motorização 1.6 8V Hi-Torque vai concorrer principalmente com outros sedãs compactos premiuns com propulsor 1.4 litro, “com a vantagem de oferecer muito mais torque e potência a um preço competitivo”, destaca.

Força em qualquer faixa de rotação

O motor 1.6 8V Hi-Torque sob o capô do Symbol é produzido na Fábrica de Motores, instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Este propulsor equipa outros modelos da marca à venda no País, e já mostrou confiabilidade e robustez. São 92 cavalos de potência máxima, com gasolina, e 95 cv com álcool (5.250 rpm). O torque máximo chega a 13,7 kgfm (gasolina) e 14,1 kgfm, com álcool (2.850 rpm).

“O Symbol 1.6 8V Hi-Torque é um carro ágil e eficiente nas retomadas. O torque máximo aparece em rotação baixa, e o motorista vai sentir esse benefício principalmente no trânsito urbano, ao fazer ultrapassagens, dobrar uma esquina ou sair de um quebra-mola”, atesta Robson Rocha, chefe de Projetos Motores 1.6 da Renault do Brasil.

Alimentado com álcool, o Renault Symbol 1.6 8V Hi-Torque precisa de 11,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Com gasolina, são 12,2 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina).

Robson Rocha explica que o sistema bicombustível do motor 1.6 8V Hi-Toque que equipa o Renault Symbol aceita gasolina pura (E0), gasolina (E22), com álcool em sua composição, e álcool hidratado. (E100), permitindo ao mais recente lançamento da marca no Brasil rodar em outros países da América Latina. Entre as inovações tecnológicas do conjunto, destacam-se a borboleta eletrônica, que dispensa o tradicional cabo do acelerador, e o sistema de partida a frio com quatro injetores de gasolina no coletor, garantindo partidas instantâneas e sem falhas.

Farto “cardápio” de itens de série

Agora, o Renault Symbol passa a ser comercializado em duas opções de motor 1.6 litro (8 ou 16 válvulas) e duas de acabamento (Expression e Pivilège). A versão Expression 1.6 8V Hi-Torque que está chegando ao mercado vem equipado de série de fábrica com os itens mais requisitados pelos consumidores brasileiros na compra de um automóvel zero: direção hidráulica, ar-condicionado e vidros dianteiros e travas elétricos.

Além disso, o Renault Symbol é o único da categoria de sedãs compactos a contar com air-bag duplo de série em todas as versões de acabamento e motorizações. “É um tipo de equipamento requisitado pelos consumidores deste tipo de veículo. Eles prezam pela segurança da família”, atesta a Gerente de Marketing Produto – Veículos Médios – da Renault do Brasil, Vanessa Castanho.

A lista de itens de série do Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque traz também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR, que garante o travamento automático das portas a partir dos 6 km/h; brake-light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro.

Externamente, o Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque conta com um design que remete à elegância. Na dianteira, destacam-se os grandes faróis avançando sobre parte do capô do motor e dos pára-lamas do veículo. Na grade frontal, formada por filetes horizontais na cor preta, salta, aos olhos a logomarca da Renault e um largo friso cromado, que se integra ao capô.

Visto de lado, o Renault Symbol mantém a forma harmônica e imponente. Um longo vinco na “linha de cintura” liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras, conferindo um visual dinâmico. A coluna traseira (também chamada de coluna “C”) abriga uma janela de formato triangular; e a coluna “B” por sua vez, chama a atenção pelo acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria.

As lanternas traseiras são inéditas na linha Renault e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. O cromado volta a estar presente. Desta vez, na tampa do porta-malas, formando um conjunto que se aproxima do estilo de veículos mais luxuosos. No centro da tampa do porta-malas – cuja capacidade de carga é de 506 litros, superior ao de seus concorrentes diretos -, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.

Com interior pensado para ser um espaço aconchegante e confortável, o Renault Symbol acomoda muito bem motorista e passageiros. A começar pelo bom espaço interno e pelo padrão superior de acabamento. Plásticos e revestimentos de boa qualidade tornam a vida a bordo mais agradável.

A boa posição de guiar é facilmente alcançada com a regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção. A ergonomia do Renault Symbol é privilegiada, pois os comandos estão todos ao alcance do condutor, como os botões de acionamento dos vidros elétricos, instalados nas portas, e o pisca-alerta no centro do painel.

O painel de instrumentos do Renault Symbol é confeccionado em dois tons – mais claro na parte inferior – o que contribui para deixar o conjunto ainda mais atraente -, com detalhes cromados, que realçam a sofisticação do interior do veículo.

Três anos de tranqüilidade

O Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque também vai garantir a tranqüilidade de seus proprietários. A exemplo do restante da linha, o novo modelo da Renault do Brasil conta com 36 meses de garantia original de fábrica, o que além de atestar os elevados níveis de durabilidade e robustez deste veículo, traz outra vantagem para o seu proprietário: o alto valor de revenda do veículo no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribuirá para uma menor depreciação do Renault Symbol no momento de revendê-lo.

Além da garantia de 36 meses, o Symbol conta com uma lista de acessórios originais que valoriza principalmente a estética e o conforto. Para incrementar o visual do modelo, por exemplo, destaque para o aerofólio e para as rodas de liga leve. No quesito comodidade, estão disponíveis itens como sistema de navegação por GPS, kit viva-voz e comando satélite do rádio na coluna de direção.

Fazem parte ainda dos acessórios originais alarme anti-furto dedicado, tapetes com carpete, sensor de estacionamento e barras de teto. A linha completa dos acessórios do Symbol 1.6 8V Hi-Torque pode ser consultada na página da Renault do Brasil na internet: http://www.renault.com.br.

Deixe um comentário