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Dafra Motos investe em laboratório de controle de emissão de poluentes

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Iniciativa visa enquadramento no PROMOT 3 e desenvolvimento de novos produtos

Imprensa Dafra Motos

A Dafra Motos desenvolveu o mais moderno laboratório de controle de emissões de poluentes e análises experimentais da América Latina. A instalação, cujo investimento total ultrapassou R$ 8 milhões, não apenas permite que a Dafra enquadre suas motos nas regras do Promot 3, nova regulamentação para emissão de poluentes, mas também possibilita à montadora desenvolver inovações tecnológicas para os seus futuros lançamentos.

“O investimento em tecnologia é visto como prioritário na Dafra”, afirma Creso Franco, presidente da montadora. “Temos intenção de desenvolver tecnologia e know-how próprios, e o laboratório nos permitirá, inclusive, registrar novas patentes em um futuro próximo”, explica o executivo. Uma parte do laboratório, por exemplo, é voltada exclusivamente para o desenvolvimento de motores.

O laboratório ocupa uma área total de 4,7 mil metros quadrados (cerca de 2 mil destes construídos), dos 170 mil metros quadrados de área total da fábrica da montadora, em Manaus. Nele, a Dafra conta com equipamentos de última geração para realizar análises estruturais, de vibrações, testes conceituais e análises de desgaste, além dos estudos acerca das emissões de gases.

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O laboratório conta com dinamômetros de potência, de chassi e de emissões, além de um acelerômetro e outros aparelhos para simulação de condições de pilotagem. As motos, conectadas a computadores, podem ser submetidas a esforços correspondentes aos que podem sofrer em diversas condições de condução, tais como variações de velocidade, temperatura, inclinação e condições de terreno. Relatórios permitem então verificar as implementações necessárias para obtenção do melhor desempenho em cada situação.

O desgaste de um componente também pode ser avaliado por meio de análises feitas no laboratório. “Se quisermos saber quanto a manopla desgastará em uma viagem de 500 quilômetros, por exemplo, podemos colocar a máquina para fazer o numero de repetições equivalente ao de uma viagem desse porte e descobrir o momento em que uma possível avaria ocorre”, explica Rodrigo Villas, diretor de desenvolvimento da Dafra.

A montagem de um laboratório próprio não é uma obrigatoriedade das montadoras. Mas a Dafra acredita que uma atuação a longo prazo, como a pretendida pela empresa, requer um investimento e um compromisso desse porte. ”Não há no Brasil, entre as montadoras de motocicleta, nenhum laboratório que possa ser comparado ao da Dafra”, explica Villas. Muitos dos equipamentos que serão utilizados são de procedência alemã, desenvolvidos pela AVL, empresa que fabrica, por exemplo, os motores da Audi.