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Grand Vitara V6 chega ao Brasil e traz mais potência

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Terceiro lançamento no País, SUV da Suzuki combina segurança, conforto e grande desempenho

Imprensa Suzuki

Moderno, confortável e dono de grande desempenho. Assim é o Suzuki Grand Vitara V6, versão mais potente do utilitário-esportivo que é símbolo mundial da marca e que acaba de desembarcar no País. O veículo, já na sua terceira geração, está em toda a rede de concessionárias, que conta com 19 unidades e segue seu plano de expansão.
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“O Grand Vitara V6 é um legítimo SUV de última geração, com tecnologias capazes de fazer com que, no ambiente urbano, o veículo absorva as imperfeições do solo, de modo que fiquem imperceptíveis aos passageiros”, diz Alfredo Sestini Filho, diretor-presidente da empresa. “É mais uma opção que a Suzuki Veículos Brasil traz ao mercado nacional, uma vez que o nosso projeto é de longo prazo e está apenas no início.”

Desempenho – Em versão cinco portas, o novo modelo é equipado com motor 3.2L V6, com duplo comando de válvula à gasolina, de 232 cv @ 6200 rpm e torque de 29,6 kgf.m a 3200 rpm. A transmissão é automática, com cinco velocidades e tecla A/T Power – que altera a estratégia de mudança de marcha para uma condição mais esportiva. Adaptado tanto ao asfalto quanto à terra, o veículo conta com rodas de liga leve aro 17”, tanque de combustível de 66 litros e sistema “Drive By Wire”, acelerador eletrônico que resulta em menor nível de emissão de poluentes.

Além de grande desempenho, o Grand Vitara V6 apresenta excelente dirigibilidade, já que possui recursos como direção hidráulica progressiva, piloto automático, tração 4 x 4 integral, diferencial central bloqueado e a opção reduzida. As diferentes funções para enfrentar situações mais exigentes, como superfícies de baixa aderência e enchentes, podem ser acionadas no painel por um botão, o que protege o sistema e evita engates involuntários.

Embora tenha visual robusto e estrutura resistente, o carro traz também mais leveza. O motor em alumínio resulta em incremento no desempenho, já que, além de leve, permite abaixar o centro de gravidade do veículo; isso melhora a estabilidade e, por conseguinte, a segurança. O motor ainda inaugura a tecnologia Double Layer, com tampas de válvulas em termoplástico e uma segunda camada adicional com uma manta isolante acústica. O resultado é o ronco suave e muito discreto do motor.

Segurança – Ao situar os eixos mais próximos das extremidades, a Suzuki maximizou o espaço interno, o que significa conforto, e tornou o ângulo de entrada e de saída mais abertos, de maneira a melhorar sua capacidade de superar obstáculos.

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Segurança e conforto são, também, qualidades conferidas pela tecnologia “Smart Entry System“, que, por meio de sensores de proximidade, trava e destrava as portas e libera a partida do motor sem o uso de chave. O sistema é também um imobilizador, pois sem o atuador no interior do veículo não é possível dar a partida o motor.

A fabricante ainda foi além do convencional e, não bastasse incluir air-bags frontais, laterais e de cortina, aumentou a segurança com a nova suspensão, independente nas quatro rodas: na dianteira, Mc Pherson; na traseira, Multilink de quatro braços, sem o tradicional eixo rígido; essa característica faz com que os pneus fiquem mais tempo em contato com o solo e assim gera maior absorção de trepidação e melhoria na frenagem.

Os freios, aliás, são outro destaque. O sistema possui disco ventilado nas quatro rodas, dotado de ABS com EBD (Electronic Brake-Forces Distribution), que distribui os freios entre os eixos em função de carga ou condição de frenagem, e BAS (Brake Assist), que auxilia o condutor a frear o veículo com menor esforço de pedal.

Outro mecanismo que torna o veículo mais seguro é o sistema ESP (Electronic Stability Program), um controle automático de estabilidade. Essa função detecta e corrige riscos de perda de aderência, sobretudo em situações como piso molhado e curvas fechadas. No caso de declives, o recurso que entra em ação é o HDC (Hill Descent Control), tecnologia que controla a velocidade em descidas. Já para saída de semáforo em subidas, o Grand Vitara V6 aciona o HHC (Hill Hold Control), que mantém a posição do veículo durante aproximadamente três segundos sem escorregar para trás, enquanto o condutor tira o pé do freio e vai para o acelerador.

Para completar, o novo modelo foi concebido a partir de um conceito de célula de segurança, na qual a carroceria tem absorção de impacto e deformação programável. A estrutura monocoque com chassi integrado ainda tem maior resistência à torção e absorção de energia em caso de acidentes.

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O Grand Vitara V6 chega ao Brasil nas cores preto, prata e grafite. Os faróis, com regulagem de altura automática, são de xenon e com lavadores próprios.

Conforto no espaço interno – A opção pela carroceria monocoque contribui para maximizar o ambiente interno, que ganha o espaço antes destinado ao chassi. Além dessa vantagem, o veículo conta com recursos que tornam o ambiente mais “a gosto” do usuário. A começar pelo controle digital automático de temperatura com filtro de pólen, que permite ao usuário programar a temperatura interna como bem desejar. O computador de bordo traz também informações como consumo instantâneo, consumo médio e alerta de cintos de seguranças soltos.

Na parte da frente, a comodidade aparece na direção e no banco do motorista, ambos com regulagem de altura; atrás, bancos traseiros bipartidos e reclináveis individualmente. O veículo é equipado com 15 porta-objetos, teto-solar elétrico, porta-malas de 1.000 litros (1.951 litros com os bancos rebatidos) e sistema interno de áudio com cinco alto-falantes, sendo um central e dois tweeter. O controle de som e o piloto automático são no volante. Tanto os bancos como o acabamento interno são em couro de série.

O Grand Vitara V6 será comercializado por um preço médio de R$ 119.900,00.

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