Connect with us

Grupo PSA Peugeot Citroën traz cinco grandes exposições para o Ano da França no Brasil

Published

on

Em exibição: design, requinte, inovação, tradição e sustentabilidade
Imprensa Grupo PSA Peugeot Citroën
A partir do fim de abril, o Grupo PSA Peugeot Citroën oferece aos brasileiros um programa diversificado de grandes exposições como parte do Ano da França no Brasil. Como uma das empresas mecenas (que patrocinam e fazem parte da organização) desta grande festa franco-brasileira, o Grupo PSA, de forma institucional ou por meio de suas marcas, Citroën e Peugeot, traz para o país cinco das principais exposições do evento.

Os brasileiros poderão ver sem sair do país: “Tesouros do Louvre. Esculturas de Houdon”, “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”, “A rua é nossa… é de todos nós!”, “Oui, Brasil” e “Ícones do Design”. São exposições de grande importância cultural e que retratam alguns dos principais valores do Grupo PSA.

O design, um dos principais diferenciais das duas marcas da empresa, é destaque nem várias exposições. Moldando formas, no caso, esculturas, o artista francês Jean Antonie Houdon imortalizou uma época em ebulição no mundo, o Século XVIII, mostrando que por trás de linhas aparentemente tradicionais é possível ser visionário, como deixa transparecer seus “retratos esculpidos”. Na exposição “Tesouros do Louvre. Esculturas de Houdon”, patrocinada pela marca Peugeot e que traz pela primeira vez ao país uma coleção completa do Museu do Louvre, será possível ver esculturas de personagens fundamentais da história da humanidade, como o francês Rousseau e o americano George Washington, retratados com perfeição e emoção por Houdon antes de virarem celebridades históricas.

A exposição “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”, patrocinada pela marca Citroën, em parceria com o Banco do Brasil, revelará aos brasileiros uma parte valiosa das criações de um dos maiores estilistas da história, o francês Yves Saint Laurent, em um claro exemplo de que a união de estilo com inovação e requinte é uma mistura sedutora. Dezenas de peças que marcaram a moda mundial virão diretamente de Paris, da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent.

Inovação e revolução também são destaques das exposições “Ícones do Design” e “Oui, Brasil”. Elas mostram a importância das formas e cores na cultura francesa e também na brasileira.

Advertisement

Na festa da cultura, a PSA Peugeot Citroën aproveita a arte para reafirmar o seu engajamento social. O Grupo traz a exposição multimídia “A Rua é nossa… é de todos nós”, da ONG francesa “Institut pour la ville em mouvement” (IVM), que é apoiada mundialmente pela PSA Peugeot Citroën. Por intermédio de instalações, fotos e vídeos sobre o cotidiano, que retratam vários países, inclusive o Brasil, o IVM debate a mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros. Este tema de grande importância social, o qual o Grupo PSA considera um dos pilares de sua política de desenvolvimento sustentável, também será abordado por meio de um ciclo de palestras.

Como apoio extra ao Ano da França no Brasil, a PSA Peugeot Citroën cedeu uma frota de veículos para transportar autoridades e convidados especiais que virão ao país para a festa de abertura e demais solenidades do evento.

A decisão de trazer uma quantidade significativa de grandes exposições para o Brasil, mesmo em um momento de instabilidade mundial, faz parte do compromisso social do Grupo PSA com o país, investindo em cultura como forma de enriquecer nossa sociedade. Ações que são possíveis graças às leis de incentivo fiscal, usadas pela empresa para viabilizar as exibições.

As exposições:

Em ordem de abertura ao público

Advertisement

23/04 – “A Rua é nossa… é de todos nós”: organizada pela ONG francesa “Institut pour la ville em mouvement” (IVM), debate a mobilidade nos centros urbanos por meio de fotos realizadas em vários países. No Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Com patrocínio da PSA Peugeot Citroën.

29/04 – “Tesouros do Louvre. Esculturas de Houdon”: exibirá esculturas de Jean Antonie Houdon, um dos mais renomados artistas franceses do Século XVIII. Pela primeira vez uma coleção completa do Museu do Louvre vem ao país. No Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Com patrocínio da marca Peugeot.

26/05 – “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”: traz pela primeira vez ao país uma parte significativa de criações que fazem parte do acervo da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Com patrocínio da marca Citroën.

02/07 – “Oui, Brasil”: revela alguns dos temas intelectuais e populares mais importantes da França, como arquitetura, moda, gastronomia, automóveis, sob a ótica da influência no Brasil. No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Com patrocínio da marca Citroën.

06/08 – “Ícones do Design”: exposição franco-brasileira que apresenta produtos, os mais significativos do design de cada país, dos anos 30 até os dias atuais. No Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Com patrocínio da marca Peugeot.

Advertisement