Segundo modelo Nissan a oferecer essa tecnologia no País, hatch custará a partir R$ 51.890
Imprensa Nissan
A Nissan começa a vender na última semana de abril o segundo veículo bicombustível de sua linha. Trata-se da versão 2009 do hatchback médio Tiida, equipada com o mesmo propulsor 1.8 16V Flex Fuel utilizado no monovolume Livina desde março. Cada vez mais reconhecido pelo consumidor, o motor bicombustível permite o abastecimento do tanque de combustível com álcool, gasolina ou com a mistura de ambos em qualquer proporção.
A nova versão é identificada pelo logotipo cromado “Flex Fuel” aplicado na tampa traseira. “O lançamento do Tiida 2009 Flex Fuel, modelo produzido no México com tecnologia bicombustível, mostra o quanto a Nissan está focada no desenvolvimento de veículos plenamente adaptados ao mercado brasileiro”, afirma Mário Furtado, gerente de Marketing – Produto da Nissan do Brasil. Além dessa importante novidade, o modelo médio da Nissan está ainda mais requintado na versão 2009, já que apresenta um número adicional de equipamentos de série. Para completar esse pacote de inovações, o Tiida passa a oferecer garantia de 3 anos (antes eram 2 anos).
O modelo continua sendo oferecido em duas versões de acabamento, S e SL, com opções de câmbio manual de seis marchas (único do segmento) ou automático de quatro velocidades. O Tiida chegou ao País em 2007 como o terceiro lançamento previsto pelo Plano SHIFT_mercosul, que trouxe um investimento de US$ 150 milhões para ampliar as operações da montadora de origem japonesa na região até 2009.
Motor Flex Fuel: economia e desempenho superiores
Além do gasto menor e da melhor performance proporcionados pelo uso do álcool, o motor 1.8 16V Flex Fuel do Tiida 2009 se caracteriza pela potência ligeiramente maior. A renovada usina de força gera um cavalo de potência a mais que sua versão anterior quando abastecido com gasolina e dois cv a mais quando queima o combustível vegetal. Sendo assim, temos, respectivamente, 125 cv e 126 cv a 5.200 rpm. O torque foi mantido em 17,5 kgf.m a 4.800 rpm (seja qual for o combustível utilizado) e a taxa de compressão passou a 9,9:1.
No trânsito urbano, o consumo do hatch da Nissan ficou ainda melhor. O modelo percorre 11,7 km/l de gasolina quando equipado com transmissão manual, número que sobe para 16 km/l no ciclo rodoviário. Na versão automática, os resultados são 11,4 km/l e 17,1 km/l. Com álcool, os dados de consumo ficam respectivamente em 7 km/l e 9,6 km/l com transmissão manual e em 6,9 km/l e 10,3 km/l na opção automática.
Em relação ao desempenho, o Tiida Flex Fuel 2009 supera a versão anterior. Com o uso do combustível vegetal, o modelo com câmbio manual atinge 195 km/h de velocidade máxima e leva 9,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h – com o combustível mineral, os números ficam em 9,7 segundos e 194 km/h.
As versões com câmbio automático também proporcionam desempenho atraente. Com álcool, o Nissan acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chega aos 178 km/h de velocidade máxima. Quando abastecido com gasolina, os resultados mudam para 11,1 segundos e 177 km/h.
“A diferença desse motor para a versão anterior, movida apenas a gasolina, se concentra fundamentalmente na nova ECU e nos componentes internos, desenvolvidos para resistir à ação corrosiva do álcool. Outro fator interessante é que esse renovado motor, agora Flex Fuel, é produzido no México especialmente para atender ao mercado brasileiro”, comenta Anderson Suzuki, gerente de Planejamento de Produto da Nissan do Brasil.