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IQA destaca certificação de serviços para reparação, na Automec 2009

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Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços será realizada de 14 a 18 de abril, em SP

Imprensa IQA (Instituto da Qualidade Automotiva)

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um dos expositores da 9ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, a Automec 2009, que acontece de 14 a 18 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na feira, o IQA destaca a importância da qualificação de oficinas e centros de reparação por meio da certificação. O Instituto está na rua K, no estande da campanha Carro 100%.
Organismo de certificação criado há 12 anos pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor e acreditado pelo Inmetro, o IQA atua na qualificação do aftermarket de toda a cadeia automotiva, de montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, aplicadores, oficinas, centros de reparação a retíficas de motores. O objetivo é assegurar que todos adquiram competência e ofereçam produtos e serviços com qualidade para atender o cliente.
Assim, o processo de certificação de um centro de reparação passa por várias etapas, em que os técnicos avaliam aspectos, como instalações, equipamentos, materiais, processos de trabalho, pessoal, gestão e outros quesitos. “Desta forma, o consumidor final tem a garantia de receber serviço com qualidade”, diz o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA, que já certificou mais de 500 oficinas em todo o Brasil.
CASES – As primeiras empresas que investiram na qualificação comemoram resultados significativos em produtividade e queda no índice de reclamações e retrabalhos. É o caso da Mecânica do Gato, sediada em São Paulo e certificada em 2000, após 41 anos de atuação no mercado. Com a Certificação IQA, a empresa melhorou em 10% sua produtividade, com a otimização de processos e a diminuição no tempo da execução de serviços.
“Sempre fomos preocupados com a qualidade dos procedimentos e a certificação nos ajudou a mostrar ao mercado que seguimos as normas e padrões de qualidade oficiais do setor”, destaca César Garcia Samos, gerente comercial da Mecânica do Gato. A empresa informa que o maior ganho foi com manutenção de equipamentos. Com um plano traçado, a oficina realiza periodicamente a calibração dos equipamentos, o que diminuiu o risco de erro durante reparos e permitiu oferecer mais segurança para o cliente.
Com a certificação, a empresa também passou a ter maior controle sobre reclamações e pode rastrear, de forma ágil, eventuais problemas. “Conseguimos saber se a origem do problema está em uma peça defeituosa ou em um atendimento não adequado e, assim, evitamos o risco do mesmo erro se repetir. Isso nos trouxe ganhos em produtividade e satisfação do cliente”, destaca César Garcia Samos.
FREIOS – Outra empresa que colhe resultados é a Carbofreio, que atua há 28 anos no mercado e com três unidades em São Paulo. Certificada há mais de 10 anos, a empresa reduziu o índice de reclamação dos clientes em 50% e também viu cair de 6% para 3% a incidência de retorno de veículos que apresentam problemas em função do conserto. “A certificação tem sido muito satisfatória, porque também contribuiu, efetivamente, para fidelizar o cliente”, completa Luiz Augusto Franco da Rocha, proprietário da oficina.
Para isso, Rocha conta que a Carbofreio precisou mudar seus processos de trabalho. A uniformização e identificação de funcionários, implementação de controle de reclamações, realização de programa de treinamentos, focado nas necessidades dos profissionais e da oficina, e aferição periódica de equipamentos foram algumas das medidas adotadas e que refletiram na produtividade da oficina. A empresa registrou aumento de 10% a 15% na produtividade por mecânico.
“Resumindo, a Carbofreio ficou mais competitiva. Hoje o cliente não busca mais o preço, mas a qualidade, porque o carro é patrimônio e sendo assim o cliente só deixará seu bem onde ele tem confiança”, ressalta Luiz Augusto Franco da Rocha.
Carro 100% – Destacando a certificação de serviços, o IQA fará parte na Automec do estande dedicado a Campanha Carro 100%/Caminhão 100% – ação educativa que visa promover a manutenção preventiva de veículos, ao mostrar aos consumidores a importância de realizar a manutenção em oficinas e centros de reparação qualificados.