Connect with us

NISSAN APRESENTA NOVA ESTRUTURA NAS AMÉRICAS

Published

on

Carlos Tavares será o novo responsável pelas operações na região, que inclui o Brasil

Imprensa Nissan

Aproveitando o início do ano fiscal 2009 (abril 2009 a março 2010), a Nissan apresenta um novo direcionamento e uma nova estrutura operacional para a região das Américas, criada para fortalecer as sinergias entre as regiões, tendo como foco as necessidades dos consumidores e dos mercados locais.

Carlos Tavares, chairman do recém-reconfigurado Comitê de Gerenciamento das Américas, descreve o plano integrado para o crescimento da região como um compromisso renovado de satisfazer os consumidores com idéias inovadoras para o prazer de dirigir.

A empresa unificou estrategicamente as operações da América do Norte, América Latina e Caribe para aproveitar as experiências das diversas economias. O Comitê de Gerenciamento das Américas, formado por um grupo de executivos de vários países, decide conjuntamente as estratégias para a região.

Além disso, dois novos comitês de operações foram criados: um para América do Norte e outro para América Latina e Caribe. Cada um deles será responsável por decisões focadas no desempenho, no mercado e nos direcionamentos, sempre alinhados com a estratégia regional geral. Thomas Besson, presidente da Nissan do Brasil, integra o Comitê América Latina.

Advertisement

Produção, compras, gerenciamento da cadeia de fornecedores e logística estarão integrados, uma vez que suas atribuições são similares em toda a região. Vendas, marketing e suporte de operações serão gerenciados localmente, já que precisam se adaptar às necessidades de cada país.

“Estamos nos aproximando mais para descobrir novas sinergias na região e para ampliar o programa de emissões zero nas Américas, afirma Tavares”.

A Nissan irá lançar um veículo elétrico a baterias nos Estados Unidos e no Japão no ano que vem. Em 2012, os Nissan EVs estarão disponíveis para a venda em grande escala em mercados de todo o mundo.

No início do ano fiscal 2009, a Aliança Renault-Nissan anunciou seus primeiros parceiros do programa de emissões zero nas Américas. São eles: as cidades de Tucson e Phoenix, no Arizona; o condado de Sonoma, na Califórnia; os estados do Oregon e do Tennessee e a companhia de Gás e Eletricidade de San Diego. Recentemente, a Nissan identificou outros parceiros potenciais em uma turnê pelos Estados Unidos com um veículo elétrico em testes.

Consumidores, revendedores e, particularmente, empregados da Nissan vão conduzir o plano de crescimento pelas Américas. Em seus 100 primeiros dias à frente da nova função, Carlos Tavares irá visitar as operações na região para compreender os desafios e as oportunidades.

Advertisement

“Estamos vendendo produtos sensacionais para as Américas, produzidos na região por alguns dos mais talentosos funcionários da indústria automobilística”, afirma Tavares. “Reconhecemos que estamos competindo em condições difíceis. Nosso foco é fazer com que os consumidores tenham satisfação com nossa marca, por isso apoiamos nossa equipe de linha de frente a fim de suprir esta demanda. Chamamos isso de conceito reverso da pirâmide”, adiciona. “O que nós aprenderemos nestas visitas nos ajudará a priorizar nossos próximos passos, especialmente na iminência do lançamento do nosso veículo elétrico, em 2010.”

As operações da Nissan Américas incluem design, engenharia, financiamentos à clientes e empresas, vendas e marketing, distribuição, produção e planejamento. Em 2008, mais de 1,3 milhão de veículos foram vendidos na região. A Nissan está dedicada ao respeito ao meio ambiente com o Nissan Green Program 2010, cujas prioridades principais são reduzir as emissões de CO2 e outras emissões, além do aumento da reciclagem.