Connect with us

PSA Peugeot Citroën forma primeira turma de projeto de capacitação profissional para jovens

Published

on

Imprensa PSA Peugeot Citroën

A PSA Peugeot Citroën comemora a formatura da primeira turma do Projeto Formare, uma parceria da empresa e da Fundação Iochpe, em sua fábrica de Porto Real, no Estado do Rio. O projeto faz parte do compromisso do Grupo PSA de se integrar cada vez mais com a sociedade brasileira e buscar ações práticas de responsabilidade social. Assim, a PSA Peugeot Citroën firmou essa parceria e implantou, no início de 2008, uma Escola Formare em sua fábrica brasileira. A unidade é um espaço de formação profissional com o objetivo de desenvolver e capacitar profissionalmente jovens de famílias de baixa renda da região.

A primeira turma, que se forma agora, desta Escola Formare iniciou suas aulas em março do ano passado. Foram formados 20 jovens, entre 16 e 17 anos, da região do município de Porto Real (RJ). Como projeto de conclusão de curso, os alunos apresentaram com sucesso o funcionamento da maquete de uma linha de produção automatizada, que será usada no treinamento dos funcionários do Centro de Produção do Grupo PSA.

Os funcionários da fábrica da PSA Peugeot Citroën tiveram papel fundamental para a formação destes jovens. Ao aderir ao Projeto Formare, a empresa abriu espaço para que seus funcionários atuassem, durante seu horário de trabalho, como educadores voluntários dos alunos. Além da qualificação profissional feita na Escola, a vivência no cotidiano da empresa também contribui para a formação dos jovens em sua preparação para o mercado de trabalho.

Advertisement

O Grupo PSA já se prepara para iniciar a segunda turma do Projeto Formare. As aulas da nova turma começam no próximo dia 27 de abril.

Projeto Formare

O objetivo do Projeto Formare, criado pela Fundação Iochpe, é buscar parcerias com empresas privadas para promover a capacitação de jovens de baixa renda em sua comunidade, oferecendo-lhes educação profissionalizante de nível básico e conceitos de cidadania. Os cursos das escolas Formare respeitam o Estatuto Brasileiro da Criança e do Adolescente, são aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura e reconhecidos pela UNESCO.