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Rodobens Consórcio registra 57% de crescimento no 1º trimestre do ano

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Foram mais de 10 mil cotas comercializadas entre janeiro a março deste ano. O destaque está por conta do segmento de motocicletas, que registrou mais de 250% de crescimento no período

Imprensa Rodobens Consórcio

A Rodobens Consórcio, maior administradora de consórcio de caminhões e ônibus do País, empresa pertencente às Empresas Rodobens, comercializou 10.267 novas cotas de consórcio (caminhões, imóveis, automóveis, implementos rodoviários, motos e tratores) entre janeiro e fevereiro de 2009. Isso representa um crescimento de 57,1% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, onde foram registradas as vendas de 6.535 novas cotas. “O crescimento foi impulsionado pelo desempenho do setor de motos, já que no período de crise, com o acesso ao crédito para o financiamento mais escasso, o público consumidor deste produto viu no consórcio uma forma de adquirir o bem de forma programada, sem juros”, justifica o diretor geral da Rodobens Consórcio, Ronald Macedo Torres.

Segundo o executivo da empresa, com a nova lei que regulamenta o setor, o Sistema de Consórcio, ficou mais conhecido perante os consumidores, que buscou mais informações e sentiu segurança em investir em uma cota para a aquisição de bens.

De acordo com o levantamento feito pela Rodobens, nos três primeiros meses do ano, a empresa comercializou 4.945 novas cotas de motos. Isso representa um crescimento de 251,7% em comparação as 1.788 cotas vendidas no mesmo período de 2008. Este crescimento se deve à entrada do Consórcio Nacional Dafra, administrada pela Rodobens Consórcio. “O Consórcio Nacional Dafra foi muito bem aceito pelo mercado e é um sucesso de vendas. O setor de duas rodas estava aquecido para o consórcio e será assim no decorrer do ano”, diz o diretor executivo da empresa, Valdomiro Pedroso.

No segmento de automóveis, a Rodobens Consórcio registrou um aumento de 7,4% entre os trimestres, passando de 2.134 cotas para 2.292 em 2009. Este resultado, segundo Pedroso, se deve às facilidades oferecidas pelo consórcio, que atrai cada vez mais consumidores para a aquisição de bens e produtos de forma programada. “O consórcio é uma maneira segura e mais acessível para os clientes adquirirem seu automóvel. Afinal, quem faz as contas, compra”, explica. “Prevemos um crescimento de cerca de 10% no segmento de automóveis para o ano de 2009. Mesmo com todas as dificuldades que este segmento enfrenta no mercado, estamos otimistas com a comercialização de cotas”.

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No segmento de imóveis, a empresa cresceu 9,8% entre os trimestres, passando 2.190 cotas comercializadas para 2.405 em 2009. De acordo com o diretor executivo da empresa, Sebastião Cirelli, a Rodobens Consórcio tem notado a entrada de um novo perfil de consumidor: os investidores. Por meio do consórcio, a pessoa adquire um imóvel e passa a ter uma nova renda com aluguel. Com este dinheiro extra, o cliente investe em mais uma cota. Desta forma, em alguns anos, este investidor acumula um grande patrimônio. “Este perfil de consumidor já representa cerca de 25% das cotas comercializadas”, descreve Cirelli que completa: “Outro perfil detectado e que vem ganhando força são os profissionais liberais, como cabeleireiros, dentistas, médicos, etc, que têm saído do aluguel por meio do consórcio de imóveis”.

O único segmento que registrou queda no período foi o de caminhões. Entre os trimestres, as vendas de novas cotas caíram 17,4%. Segundo Valdomiro Pedroso, diversos setores que transportam seus produtos por meio deste modal de transporte tiveram impacto negativo durante a crise, o que causou a queda. “O setor agrícola e o de construção civil nos deixam otimistas para a retomada do mercado de caminhões. Temos uma previsão de recuperação e crescimento para este ano, em relação a 2008”, finaliza Pedroso.