Connect with us

Mundial de Rali: Citroën vence na Argentina e continua invicta

Published

on

Imprensa Citroën
O Rali da Argentina, quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali de 2009, não poderia ter sido melhor para a Citroën. Além de manter a invencibilidade com os pentacampeões mundiais Sébastien Loeb/Daniel Elena, a equipe conseguiu o segundo lugar na prova com Daniel Sordo/Marc Martí, que assumiram a vice-liderança do campeonato. O resultado fez a Citroën disparar nos campeonatos de pilotos, navegadores e fabricantes.
O primeiro dia do rali deu a impressão de que a invencibilidade da Citroën poderia ser quebrada. As duplas Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (até então vice-líderes na pontuação) e Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila chegaram a liderar, embora permanentemente ameaçadas por Sordo/Marti, que também ocuparam a liderança. Enquanto isso, Loeb/Elena se estabilizavam em terceiro.
No segundo dia, Loeb/Elena apostaram em uma regulagem de suspensão diferente para ganhar tempo nas curvas. Deu certo e, em apenas dois estágios, eles assumiram a liderança no tempo acumulado. Para melhorar ainda mais as coisas, Hirvonen/Lehtinen, seus mais próximos perseguidores na pontuação, abandonaram o rali por falha mecânica. Com isso, três Citroën ficaram nas três primeiras colocações: Sordo/Elena assumiram o segundo lugar e Petter Solberg/Philip Mills, que correm com um Xsara, passaram para terceiro.
No último dia do rali, a única alteração na classificação geral foi causada pelo abandono de Solberg/Mills. Loeb/Elena e Sordo/Martí não tiveram dificuldades para manter os dois primeiros lugares. Depois da cerimônia no pódio e das comemorações com a equipe, Loeb e Elena lembraram do piloto espanhol Carlos Sainz, que correu na Citroën até se aposentar e estabeleceu seu recorde de 26 vitórias no Mundial exatamente na Argentina, em 2004, pilotando um Citroën Xsara e tendo a seu lado Marc Martí, atual navegador de Sordo. “Nós ficamos em segundo naquela prova e, a partir do ano seguinte, ganhamos todos os Ralis da Argentina disputados até hoje. Esta é uma etapa muito agradável, é sempre bom vencer aqui”, observou Loeb, que obteve sua 52ª vitória no Mundial, sempre tendo Elena como navegador.
Sordo, por sua vez, ficou contente com o segundo lugar na prova e com a vice-liderança do campeonato. “Meu objetivo agora é defender esta colocação”, afirmou. Entre as duplas do Citroën Junior Team, a melhor colocada foi Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que ficaram em sétimo lugar. Olivier Quesnel, diretor de corridas da Citroën, destacou a resistência dos Citroën C4 em uma das etapas mais difíceis do Campeonato Mundial: “Os carros mostraram resistência e tanto Sébastien quanto Dani pilotaram sem erros. Realmente merecemos esta dobradinha de hoje”.