Connect with us

Perspectivas e mudanças nas estratégias da indústria automobilística nacional

Published

on

Imprensa WTC

Alguns dos principais executivos de montadoras e fabricantes de autopeças do País estarão reunidos no próximo dia 11 para avaliar o que muda nas estratégias e nas planilhas de produção, vendas e exportações das indústrias automobilísticas em 2009. Eles participarão do seminário “Setor Automotivo: Revisão das Perspectivas” que acontecerá no Centro de Convenções do World Trade Center de São Paulo.
Entre os palestrantes do seminário estarão Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat; Marcos de Oliveira, presidente da Ford; Carsten Isensee, vice-presidente de finanças e estratégia corporativa da Volkswagen; e Marcos Munhoz, diretor-geral de vendas e marketing da General Motors.
Para Fred Carvalho, editor da revista AutoData, promotora do evento, este é o momento de rever os planos para a indústria automobilística em 2009. “Os resultados nas vendas de veículos leves estão bons, repetindo praticamente o desempenho do ano passado. Mas a derrapagem nas exportações prejudica o nível de produção de veículos, que interessa mais de perto ao supply chain” , afirma o jornalista.
Na avaliação de Carvalho, houve uma melhora no cenário nacional para o segmento de caminhões, mas ainda é grande a distância em relação ao desempenho registrado até setembro do ano passado. Ele comandará um painel de debates sobre as perspectivas dos veículos comerciais, com a participação de Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford; Alcides Cavalcanti, diretor-comercial da Iveco; Tânia Silvestri, diretora de marketing e desenvolvimento de rede da Mercedes; e Ricardo Barion, gerente de marketing da VW Caminhões e Ônibus.
Também serão avaliadas as perspectivas para o segmento de autopeças em um painel de debates com a presença de Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; Flávio del Soldato, conselheiro do Sindipeças e presidente da Automotiva Usiminas; e Renato Sarzano, presidente da Continental Pneus. A abertura do seminário será feita por S Stéfani, editor da AutoData, que terá também como convidados Luiz Horácio Montenegro, presidente da Anef; Paulo Cardamone, vice-presidente da CSM Worldwide, e Sergio Reze, presidente da Fenabrave.
O seminário “Setor Automotivo: Revisão das Perspectivas” realiza-se anualmente no WTC Convention Center desde o ano 2000. Segundo Carvalho, o espaço para eventos do WTC mostrou-se o mais adequado às características do seminário porque o auditório – com 540 poltronas – acomoda confortavelmente os cerca de 400 participantes aguardados para o evento e permite instalar os telões e equipamentos necessários para as apresentações planejadas. Além disso, há toda a infraestrutura de 26 restaurantes, lojas e serviços, que podem servir aos participantes nos intervalos, e a praticidade e comodidade do estacionamento, com 2,5 mil vagas, com ou sem valet, o que também evita as longas esperas pelo carro no final dos eventos. “É dif&ia cute;cil encontrar um centro de convenções que reúna todas estas vantagens em um único local”, declara Carvalho.