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Volvo atinge recorde histórico de vendas no Brasil

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Imprensa Volvo

A Volvo Automóveis fechou o mês de abril com 278 unidades vendidas no Brasil, um recorde histórico desde a chegada da marca ao País em 1991. O resultado representa um crescimento de 162% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 106 unidades foram comercializadas. A melhor marca da Volvo até então havia sido obtida em março deste ano, mês que registrou um volume de 125 unidades vendidas.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o volume de vendas chega a 600 unidades, um número 61% superior aos 372 carros vendidos pela marca de janeiro a abril de 2008.

O sucesso dos números da Volvo no Brasil se deve em boa parte ao lançamento do XC60, que foi apresentado em novembro do ano passado no Salão do Automóvel e chegou às revendas brasileiras em janeiro deste ano. Só em abril, foram comercializadas 197 unidades do novo crossover, que responde por um total de 373 unidades no acumulado do ano, equivalentes a 62% do mix de vendas da marca.

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Das três versões do XC60 disponíveis no mercado brasileiro – todas equipadas com motor turbo de seis cilindros e 285 cv – a intermediária Dynamic (R$ 156.500) foi a líder em vendas no quadrimestre, com 161 unidades, seguida pela versão de entrada Comfort (R$ 138.500), com 111 unidades, e a Top (R$ 165.900), com 101 unidades.

Campeão de vendas da Volvo em 2008, o C30 acumulou 175 unidades vendidas de janeiro a abril de 2009, que correspondem a 29% do volume total comercializado pela marca. O C30 2.0 (R$ 86.150) responde por 128 unidades vendidas de janeiro a abril, ficando atrás apenas do XC60 Dynamic em volume de vendas.

Crescimento sustentado

“O XC60 chegou ao mercado brasileiro com preços bastante atrativos em relação aos seus principais concorrentes e vem contribuindo decisivamente na consolidação da marca Volvo no Brasil, um processo iniciado há dois anos com o C30”, explica Anders Norinder (foto), presidente da Volvo Cars Overseas Corporation para a América Latina e Caribe, divisão que engloba as operações da marca no Brasil.

Entre as ações implementadas pela Volvo nos últimos dois anos, Norinder destaca a ampliação da rede de distribuidores de nove para 18 pontos de atendimento distribuídos pelo território nacional.

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“O trabalho de expansão de rede não se limita apenas à abertura de novas lojas. É necessário que todos os profissionais, tanto da área comercial como da área técnica, sejam devidamente treinados e capacitados, buscando sempre a qualidade nos serviços e, conseqüentemente, a satisfação dos clientes”, diz.

A ampliação da rede de distribuição tem reflexo direto nas vendas da marca. Em 2006, foram vendidos 400 carros, subindo para 882 unidades em 2007 e 1098 unidades em 2008. Para este ano, a expectativa da Volvo é alcançar o volume de 2 mil unidades.

Outro diferencial de peso da Volvo em relação à concorrência, segundo ele, é o programa de Manutenção Gratuita para toda a linha de veículos, criado de forma inédita para o mercado brasileiro. Extensão da garantia de fábrica de dois anos sem limite de quilometragem, a Manutenção Gratuita da Volvo inclui as revisões obrigatórias por dois anos ou até 40 mil quilômetros rodados.