Connect with us

CHRYSLER GROUP LLC E FIAT FINALIZAM ALIANÇA ESTRATÉGICA GLOBAL; SURGE A NOVA CHRYSLER COMO UMA COMPANHIA GLOBAL MAIS FORTE E COMPETITIVA

Published

on

CHRYSLER GROUP LLC E FIAT FINALIZAM ALIANÇA ESTRATÉGICA GLOBAL; SURGE A NOVA CHRYSLER COMO UMA COMPANHIA GLOBAL MAIS FORTE E COMPETITIVA
• Robert Kidder será nomeado presidente do Conselho da montadora americana;
• Sergio Marchionne será CEO – Chief Executive Officer
Imprensa Fiat
O Chrysler Group LLC e o grupo Fiat anunciaram hoje que finalizaram sua aliança estratégica global previamente anunciada, formando uma “nova” Chrysler que possui os recursos, tecnologia e rede mundial de distribuição necessários para competir eficazmente em escala global. A nova Chrysler vai começar as operações imediatamente.
Como parte da aliança, a Fiat vai contribuir para a Chrysler com sua tecnologia de classe mundial, plataformas e motores para automóveis pequenos e médios, permitindo à empresa oferecer uma linha de produtos expandida, incluindo veículos amigáveis ao meio ambiente cada vez mais procurados pelos consumidores. A Chrysler também vai se beneficiar dos conhecimentos da Fiat em gestão empresarial para reverter o negócio e acesso à rede de distribuição internacional da Fiat com especial foco na América Latina e Rússia.
“Este é um dia muito importante, não só para a Chrysler e seus dedicados colaboradores, que perseveraram num período de incerteza durante o ano passado, mas para a indústria automotiva mundial como um todo”, disse Sergio Marchionne, que hoje foi nomeado CEO – Chief Executive Officer do Chrysler Group LLC. “Desde o início, estivemos inflexíveis que esta aliança deve ser um passo construtivo e importante para a resolução dos problemas que estão impactando nossa indústria. Nós agora pretendemos estabelecer um novo paradigma sobre como as companhias automotivas podem operar lucrativamente daqui para frente.”
Marchionne continuou:”Temos a intenção de construir baseado na cultura de inovação da Chrysler e da tecnologia e know-how da Fiat e conhecimentos para expandir o portfólio de produtos da Chrysler tanto na América do Norte como no exterior. As operações da Chrysler assumidas pela nova companhia, que foram suspensas durante este processo, estarão em breve de volta a operar, e o trabalho já está em andamento no desenvolvimento de veículos amigáveis ao meio ambiente, eficientes no consumo de combustível e de alta qualidade, que temos a intenção de tornar a marca da Chrysler daqui para frente.”
“Os mesmos atributos que primeiro nos atraíram para esta aliança – uma empresa automotiva global com tecnologia de primeira classe, uma dedicada força de trabalho, eficiência aprimorada, uma forte rede de distribuição global e uma obstinada paixão por fabricar ótimos carros que os consumidores querem – são ainda mais verdadeiros hoje. Enquanto isso não resolve todas as questões enfrentadas hoje pela indústria automotiva, esta aliança, estabelecida com o total apoio da Administração do Presidente Obama, é um passo muito significativo para posicionar a Fiat e a Chrysler para serem líderes da próxima geração de montadoras mundiais. Eu sei que este tem sido um processo difícil para todos os envolvidos, mas estamos prontos para provar ao consumidor americano que a Chrysler pode voltar a ser uma companhia forte e competitiva, que produz um completo portifólio de veículos confiáveis que prendem a imaginação e inspiram lealdade”, disse Marchionne.
Nos termos aprovados pelo Tribunal Americano de Concordata em Nova York e vários orgãos reguladores e antitruste, a empresa, anteriormente conhecida como Chrysler LLC, hoje formalmente vendeu praticamente todos os seus ativos, excluindo algumas de suas dívidas e passivos, para uma nova empresa que irá operar como Chrysler Group LLC.
O Chrysler Group, por sua vez, deliberou para uma subsidiária da Fiat uma participação de 20% na nova companhia. A Fiat também entrou em uma série de acordos necessários para transferir certas tecnologias, plataformas e motores para a nova Chrysler. A participação da Fiat poderá aumentar até um total de 35% no caso de certas metas mandatórias definidas no acordo serem atingidas, mas a Fiat não poderá obter uma participação majoritária na Chrysler até que os empréstimos do Governo Americano e Canadense sejam liquidados.
Do mesmo modo, a Associação de Benefícios Médicos dos Trabalhadores Automotivos Aposentados, uma associação beneficiária voluntária dos empregados (VEBA), terá uma participação na Chrysler equivalente a 55%. O Tesouro Americano e o Governo Canadense terão, respectivamente, uma participação equivalente a 8% e 2%. Estes percentuais refletem a distribuição antecipada das partes, como resultado do potencial aumento da participação da Fiat uma vez atingidas as metas definidas no acordo da aliança estratégica.
A nova Chrysler será gerida por um Conselho de Diretores com nove membros, composto de três diretores nomeados pela Fiat, entre eles Sergio Marchionne, CEO da Fiat e agora da nova Chrysler, quatro diretores a serem nomeados pelo Governo Americano, um diretor nomeado pelo Governo Canadense e um diretor nomeado pela Associação de Benefícios Médicos dos Trabalhadores Automotivos Aposentados. O Conselho deverá nomear Robert Kidder como presidente do Conselho. O processo de determinação de membros adicionais para o conselho é contínuo e atualizações serão anunciadas conforme apropriado.
Como anteriormente anunciado, a Chrysler, entrou em um acordo com a GMAC Financial Services para fornecer financiamento automotivo para produtos e serviços para concessionários e clientes da companhia na América do Norte (NAFTA). A GMAC Financial Services será a financiadora preferencial na América do Norte para concessionários e consumidores das marcas Chrysler, Jeep ® e Dodge, incluindo venda de veículos novos e usados no atacado, bem como no varejo.